Na atual edição da Copa do Mundo, que foi disputada no Catar, temos a chamada zebra desfilando nos gramados. A equipe de Marrocos surpreendeu o mundo com um futebol de resultados, vistoso para quem assiste e de muita imposição física e técnica.
Partindo disso, pensamos em trazer para vocês as maiores zebras que já passearam pelas Copas do Mundo. Seleções sem muita, ou até mesmo, alguma tradição que conseguiram derrotar as mais tradicionais do torneio, surpreendendo até os mais céticos.
Conforme já mencionamos, não poderíamos começar nosso artigo sem falar da seleção de Marrocos, que vem fazendo uma belíssima campanha no torneio mundial. os Leões de Atlas, como são conhecidos por seus torcedores, conseguiram chegar as semifinais deixando para trás diversos gigantes do futebol como Croácia, Espanha, Bélgica, Canadá e Portugal. A zebra apena não conseguiu se dá bem contra a França, onde perdeu de 2×0 não conseguindo se classificar para grande final.
Mesmo assim, ainda é a melhor colocação de uma equipe africana na história da Copa. O 4º lugar (derrota para a Croácia na disputa do terceiro lugar) torna a campanha inacreditável até para os mais esperançosos torcedores.
Não tão distante, temos uma zebra clássica que passeou pelos gramados da Coreia e Japão na copa de 2002. O Senegal, com seu jeito alegre de jogar futebol, não só conseguiu em sua primeira participação em copas vencer uma gigante, como também se tratava da atual campeã mundial naquele momento. A Vitória por 1×0 sobre a badalada França de Zinedine Zidane.
Nessa mesma edição da Copa, tivemos outra “zebraça”, essa responsável por eliminar a tetracampeã Itália da competição. Em jogo marcado por muitos erros de arbitragens contra os italianos, os asiáticos se aproveitaram para despachar a forte Itália na prorrogação e avançarem para as quartas de final da Copa em casa.
E a Itália figura bastante no critério negativo da nossa lista, pois, mais uma vez protagonizou um episódio quando foi derrotada pela Costa Rica, em 2014, na Copa do Brasil que já tinham aprontado para cima do Uruguai na partida de estreia, aprontaram uma zebra ainda maior ao derrotar a Itália na segunda rodada, garantindo sua surpreendente classificação às oitavas.
Essas são zebras mais recentes, mas diversas outras e até mesmo maiores já aconteceram durante a histórias dos mundiais, principalmente nas primeiras edições quando as equipes ainda se consolidavam nesse esporte tão apaixonante.
#ToNaMidia #ZebrasDaCopa