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Organize seu Home Office com as dicas da personal organizer Rosângela Reis

Por: Rosângela Reis

A maioria dos brasileiros estão vivendo está realidade diante da Quarentena determinada como prevenção a COVID 19.

Mas não é férias, e não podemos entrar em pânico, pois as tarefas podem acumular e corremos o risco confundir tudo, casa, cuidado com as crianças e as tarefas profissionais; então estabelecer uma rotina para o trabalho Home office é o ideal.

Mas primeiro vamos entender que Home office, além de ser o termo em inglês que designa o cômodo onde fica o escritório, também é usado, por conta disso, para falar sobre o regime de trabalho exercido em casa, inclusive no Brasil. Ter um home office pode parecer uma tarefa simples e cômoda, mas, se não for bem planejado e organizado, pode se tornar um problema e acarretar na baixa produtividade.

Para adequar essa modalidade de trabalho ao momento que estamos vivendo, trago algumas dicas práticas que podem ajudar a transformar o home office em um ambiente mais agradável e a eliminar pontos de distração.

É comum a ideia de que se o trabalho é em casa, a formalidade não é tão necessária, mas é muito importante sempre ter o espaço ORGANIZADO e limpo para que as tarefas sejam feitas com total responsabilidade, mesmo quando se trabalha em ambientes tão confortáveis como o próprio lar.

A importância de se manter um escritório em casa organizado vai além da questão estética, auxiliando também na concentração e aumentando a produtividade.

 

O primeiro passo é estabelecer um cômodo ou um espaço fixo para as atividade de home office, muitos gostam de ter uma vista bonita pela janela e há quem prefira olhar para a parede ou mural de recados; o mais importante é instalar o seu escritório no espaço que mais lhe agrada, assim será mais fácil se inspirar e manter-se motivado.

 

Faça desse local escolhido um “santuário” aconchegante e limpo.

 

Uma mesa é essencial

Quando se trata de manter o foco, a dica é a velha mesinha, em prol da boa postura.

Sendo assim estar sentado, com postura correta e em uma cadeira confortável, a produtividade aumenta e você se sente mais motivado no que está fazendo.

A mesa não precisa ser grande, mas é essencial, você pode adaptar na mesa da sala de jantar por exemplo.

 

Tenha alguns organizadores, para a bagunça não se instalar

Não é difícil da mesa virar aquela bagunça de papeis, lápis e canetas jogados, por isso o uso de organizadores se faz essencial, tenha na mesa um porta lápis, que pode ser uma caneca que você gosta além de organizar ainda vai decorar.

Organizadores para livros e pastas também são excelentes na organização do Home office.

Se você tiver uma gaveta, organizadores de gavetas para itens pequenos são excelentes e podem ser improvisados com pequenos potes e até aquelas caixinhas de ovos transparentes.

 

Alguns cestos podem ser bem uteis para aqueles objetos que podem ficar espalhados na mesa como os post it.

 

Ambiente organizado agora segue 7 dicas de ouro para planejar, organizar sua rotina e assim aumentar a  produtividade:

  1. Acorde todos os dias no mesmo horário. Como se fosse trabalhar.
  2. Crie o hábito de começar o dia sempre pela mesma atividade.
  3. Tome um bom café da manhã para não cair na tentação de comer toda hora.
  4. Comece seu dia pela tarefa mais importante, e talvez mais complexa, geralmente somos mais produtivos no início do dia pois a mente está descansada.
  5. Divida seu tempo em blocos e faça pequenas paradas para oxigenar o celebro. E durante estes períodos, procure não se distrair, muito e esquecer da tarefa principal (seu trabalho).
  6. Arrume a sua bancada / espaço de trabalho com canetas, bloco de anotação, mas deixe somente o necessário, o acumulo de objeto pode gerar distração.
  7. Pare para fazer suas refeições e estabeleça um horário para terminar as tarefas, não é saudável ficar trabalhando madrugada a dentro só vai lhe deixar estressado e diminuir sua imunidade, algo que não queremos neste momento.

 

Viu só como a organização pode ser sua aliada neste processo!

Agora mãos à obra e bom trabalho!

 

Rosangela Reis

Personal Organizer

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