Personal organizer Faby Martins ensina como deixar sua a geladeira organizada

Você sabia que uma boa organização em sua geladeira não permite só uma maior qualidade de saúde e limpeza, mas também de economia? Agora pense, quantas vezes você já jogou alimentos no lixo por ter perdido o prazo de validade somente por ter esquecido que eles existiam em sua geladeira?

Manter uma geladeira limpa e organizada é importante para ajudar em uma melhor conservação dos alimentos e evitar desperdícios, além de ajudar a economizar a energia. Porém, para fazer isso de uma maneira realmente eficaz, é necessário entender como funciona a refrigeração da sua geladeira e o que deve ser acondicionado em cada espaço.

Mas, de forma geral, a renomada personal organizer Faby Martins reuniu algumas dicas essenciais para te ajudar nessa jornada de organização, veja só:

1º passo: Limpeza
Para organizar bem e de maneira correta, o primeiro passo é retirar tudo de dentro dela e fazer uma boa limpeza do aparelho. Verifique se há potes com comidas, frutas ou legumes estragados e\ou vencidos e descarte tudo o que se fizer necessário.

#DicadaFaby- Busque utilizar potes transparentes para que os alimentos acondicionados dentro deles fiquem visíveis e de fácil identificação. Ou, invista em etiquetas reaproveitáveis para identificar qual é o alimento que está dentro daquele pote e qual a data de validade. A limpeza da geladeira deve ser realizada periodicamente. Uma limpeza completa poderá ser realizada uma vez por mês, mas é importante higienizar uma vez por semana o aparelho com um pano umedecido em água e vinagre branco para desinfetar e tirar odores desagradáveis.

2º passo: Organizar por setores
Congelador: No congelador ou freezer deve ser armazenados os alimentos que precisam ser conservados em temperaturas baixas como sorvetes e carnes que não serão usadas de forma imediata. Diversos legumes também podem ser congelados garantindo assim uma vida mais longa ao alimento.

#DicadaFaby- Identifique os itens com as etiquetas reutilizáveis e organize-os por categorias: carnes, frangos, legumes, comidas prontas para consumo, etc.
Gaveta superior: Se a sua geladeira tem uma gaveta logo abaixo do congelador ou do freezer, é importante saber que essa é a parte mais fria de sua geladeira e onde devem ser guardados os alimentos mais perecíveis, como os frios, os embutidos, peixes, frangos e carnes que serão consumidos em breve.

Primeira prateleira: Esse local é o ideal para acondicionar leites e derivados como manteiga, requeijão, queijos e iogurte, ovos e sobras de alimentos guardadas em potes. Vale ressaltar que as sobras devem ser mantidas por no máximo 2 dias e que os ovos não devem ser mantidos na porta da geladeira, pois o constante abre e fecha pode estragá-los devido a variação de temperatura.
#DicadaFaby- Essa também é a prateleira ideal para manter as bebidas bem geladas!

Prateleiras intermediárias: Essas prateleiras são ideais para conservar alimentos prontos para consumo, cozidos, bolos, tortas, doces, sopas e caldos. Ovos também podem ser guardados nessas prateleiras assim como a caixa de leite.

#DicadaFaby- Um leite aberto deve durar no máximo 2 dias dentro da geladeira, enquanto os enlatados e doces têm validade máxima de 3 dias. Não se deve guardas latas abertas, pois o metal oxida e contamina a comida, portanto passe os alimentos sempre para um pote de plástico ou vidro.

Prateleira inferior: Essa é a parte ideal para guardar frutas ou alimentos que pretende descongelar. Leve à geladeira somente as frutas maduras ou já cortadas, as demais podem ser armazenadas em temperatura ambiente. Frutas cítricas podem ser colocadas livremente na prateleira, mas as demais são aconselháveis que sejam acondicionadas em sacos plásticos.

Gaveta inferior: Região menos refrigerada da geladeira, portanto é um local apropriado para armazenar legumes, verduras e alimentos mais sensíveis às baixas temperaturas, por exemplo temperos.
#DicadaFaby- Coloque-os em sacos plásticos, amarrados frouxamente, para aumentar a durabilidade e manter a gaveta livre de resíduos e folhas. Nesse local da geladeira, frutas e verduras têm durabilidade de 3 a 7 dias, e verduras e temperos têm durabilidade de 2 a 3 dias.

Porta da geladeira: Local onde devem ser guardados os condimentos como maionese, ketchup, temperos para saladas, azeitonas, geleias e conservas. Além disso, é nessa região que os refrigerantes e sucos devem ser alocados.

Por fim, a personal organizer Faby Martins diz que não há nenhuma regra fixa, pois, a organização depende de cada tipo de geladeira e da escolha pessoal sobre como organizar, mas ter essas dicas básicas e essenciais ajuda a não sobrecarregar o eletrodoméstico, pois o ar precisa circular para que os alimentos fiquem bem refrigerados.
Seguindo essas dicas de manutenção, limpeza e organização, sua geladeira terá uma melhor qualidade de vida útil mais longa, seus alimentos também vão durar mais e você poderá notar inclusive uma certa redução no consumo de energia elétrica.

Quer ter mais dicas de organização para seu lar? Acesse o Instagram: @faby_martinsoficial

#ToNaMidia #FabyMartins #Decoradora #PersonalOrganizer

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Leita também