Não sabe como cobrar um cliente via WhatsApp? Não se preocupe! Veja logo abaixo dicas essenciais para cobrar um cliente pelo WhatsApp sem causar mal entendido ou situações constrangedoras para ambos lados.
O WhatsApp se globalizou ao redor do mundo possuindo diversas versões, não só para o lazer, mas também para o mundo corporativo, como é utilizado o WhatsApp Business e a versão não oficial do aplicativo de mensagens que é utilizado por diversos usuários para o lazer e a vida pessoal, como o WhatsApp GB.
Agora o aplicativo também conta com uma ferramenta de pagamento dentro do próprio WhatsApp, receber e cobrar de uma forma fácil e sem burocracias. Por isso, vamos mostrar a você em nosso site as melhores dicas sobre cobrar clientes sem criar maus entendidos.
Dicas para cobrar os clientes via WhatsApp
Fique atento as seguintes dicas abaixo e utilize em seu dia a dia:
Mande lembretes para prevenir atrasos;
Para evitar atrasos no pagamento, envie um lembrete. Essa técnica é essencial para preservar tanto você quanto o seu cliente de possíveis esquecimentos e situações desagradáveis. Por isso, nesse lembrete informe a data limite para o pagamento, valor da cobrança, forma de pagamento, as informações para o pagamento (como Pix, TED)
Seja objetivo e claro;
Não permita que sua mensagem ultrapasse 25 linhas para que a leitura não fique cansativa e o cliente não leia por conta do extenso tamanho. Basta ser claro e objetivo para que prenda o seu cliente e informe os dados necessários sem rodeios.
Nesse modelo, é essencial que você comunique-se de acordo com o perfil do seu cliente e de forma educada e sucinta. Afinal, há uma diferença entre o lembrete de pagamento e uma mensagem de cobrança por atraso. Por isso, tenha uma saudação inicial, informações sobre o que é a cobrança, a chamada de pagamento, informações necessárias quanto ao pagamento e a despedida e contato para tirar dúvidas.
Prepare e salve alguns modelos para enviar;
É essencial que nesse modelo você seja claro e objetivo para não ter um excesso de palavras desnecessárias, por isso veja alguns modelos na internet se estiver sem ideia de por onde deve começar.
Faça uma “régua de cobrança”.
A regra de cobrança é uma forma de evitar perder um pagamento inteiro. Utilize o sistema de “sinal” antes de executar o serviço e o recebimento da outra parte posteriormente, desta forma, não será um tempo investido à toa.
Cobrar um cliente via WhatsApp é ainda mais fácil do que imagina, já que não há a cobrança de taxas e é um procedimento fácil. Outra estratégia incrível é questionar o cliente sobre essa ferramenta, ou seja, se ele já utilizou o WhatsApp para pagamento.
Desta forma, cria-se uma comunicação mais clara entre vocês e, é claro, caso ele diga que não poderá ensiná-lo ou buscar outra forma de pagamento para que não perca mais tempo e sequer dinheiro pelo trabalho já realizado. É necessário apenas manter a calma, objetividade e educação durante o processo.
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