Search
Close this search box.

Vanessa Martinazzo faz uma matéria linda para o “Café com Vanessa” sobre o Jalapão

A 15ª Festa da Colheita de Capim-Dourado, que acontece na comunidade Mumbuca, no município de Mateiros, é uma festividade realizada anualmente pela Associação do Povo Mumbuca e com apoio do Governo do Tocantins.

Durante a festa, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) faz a entrega das licenças emitidas por artesãos, extrativistas, agricultores familiares e produtores rurais, pois é um documento obrigatório para coleta, manejo e transporte do capim-dourado e do buriti.

O artesanato feito a partir das hastes do capim-dourado e das fibras da folha do buriti são uma importante atividade econômica e um símbolo cultural da região. Além disso, o próprio extrativismo vegetal é uma das principais fontes de renda das comunidades originárias e tradicionais do Jalapão.

Durante a Festa da Colheita os visitantes acompanham apresentações musicais e teatrais, torneios esportivos, vivências na cultura da comunidade e, também, exposições. No último sábado (16), a Rede TV Tocantins e Café com Vanessa estiveram no evento para mostrar um pouco sobre a cultura das comunidades.

Na tela da RedeTV TO você poderá acompanhar a história de algumas pessoas da comunidade, como Dona Doutora e Dona Santinha, além de ver o trabalho feito com capim-dourado do estilista Luiz Fernando Carvalho. A experiência vivida na 15ª Festa da Colheita de Capim-Dourado foi proporcionada a partir do convite feito pela empresa quilombola de expedição Jalapoeiros.

Repórter Natália Nolasco RedeTvTo

#ToNaMidia #ThiagoMichelasi #VanessaMartinazzo #CafeComVanessa

COMPARTILHE
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Leita também

a) Cole no código-fonte do seu site, próximo à parte inferior, pouco antes, ex: da mesma forma que você insere o script/código do google analytics. b) Caso você esteja usando banners, você também precisa adicionar a tag: