Valorização da Cultura Indígena a Casa Eva Klabin oferece programação cultural este mês

Oficina sobre palavras em português e Tupi-Guarani No mês de fevereiro, a Casa Museu Eva Klabin oferece uma atividade especialíssima para o público infanto-juvenil e para toda família: “Laboratório das palavras”. Os participantes serão motivados a pensarem sobre as origens das palavras e as formas que elas assumem quando escritas e faladas.

Antes da chegada e da dominação portuguesa no território que ganhou o nome Brasil, os diversos povos indígenas que habitavam nesse território falavam diferentes idiomas e dialetos, entre os quais o “Tupi-Guarani”, que sobreviveu ao tempo e às tentativas de apagamento das culturas dos povos originários. Além disso, vale ressaltar que o português falado no Brasil é composto de palavras oriundas de outras línguas, sendo que muitas são de diferentes idiomas indígenas. É provável que muitas palavras ou expressões sejam ditas no dia a dia sem que se dê conta de qual é a sua origem.

O objetivo do “Laboratório da palavra” é motivar os participantes a investigar termos e expressões do Tupi-Guarani e provocar uma reflexão sobre as relações entre os diferentes povos e a importância da palavra e da memória para a sobrevivência de uma cultura. Ao final serão criados textos em Tupi-Guarani, que serão gravados para que os participantes experimentem e reflitam sobre os meios de comunicação e as diferenças entre a língua escrita e falada.

Além da atividade educativa as pessoas poderão aproveitar para fazer um programa duplo, reservando ingresso para visitar o museu às 14h ou às 16h.

SERVIÇO:
Atividade Educativa – Laboratório das Palavras
Sábados e domingos às 15h
Gratuito: Professores e estudantes da rede pública, pessoas com deficiência e acompanhante
PCD. Necessidade de agendamento prévio.
Casa Museu Eva Klabin
Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa – Rio de Janeiro-RJ

#ToNaMidia #ClaudeLopes #CulturaIndigena #CasaEvaKlabin #LaboratorioDasPalavras

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Leita também