No dia 24 de abril é celebrado o Fashion Revolution Day, dia em que a moda ética e sustentável é reivindicada globalmente.
Em 2013, houve um colapso quando a fábrica em Bangladesh desabou onde estavam 1130 trabalhadores do setor têxtil que costuravam roupas para grandes redes de fast fashion ocidentais.
O número de consumidores se multiplicou, eles não só se perguntavam se a roupa que eles iam comprar era bonita ou se cabia bem.
Mas eles também sentiram a necessidade de saber quem fez, em que condições e onde aquela peça que eles iam adquirir foi costurada.
É por isso que é tão importante que uma marca como a sua, comprometida com a produção local, sustentável e de pequena escala, também tenha respostas para essas perguntas.
Porque os valores na comunicação da sua marca são um fato diferencial que multiplica exponencialmente a percepção que seus clientes e seguidores têm sobre ela.
Compromisso social: tendência ou realidade?
Há quem pense que essa mudança de paradigma no consumo e também na produção, tanto no setor da moda quanto em outros produtos, é apenas uma tendência. Prova Social.
Graças às redes sociais, entre outras coisas, surgiu um movimento que vai de baixo para cima em que as pessoas optaram por um novo circuito de produção mais coerente, ético e responsável.
Um circuito para o qual as grandes cadeias foram forçadas a se juntar, uma vez que, se não o fizessem, poderia prejudicá-las.
Portanto, não parece que estamos em uma tendência de consumo que vai durar um certo tempo, mas que estamos enfrentando um novo tipo de consumo muito mais respeitoso.
Cada vez mais consumidores estão cientes do poder que têm quando compram uma peça de vestuário ou objeto.
Com seu dinheiro, eles podem decidir perpetuar um sistema que aposta em formas de produção onde a exploração e a poluição do trabalho do planeta são a ordem do dia.
Ou podem apoiar pequenos criadores que se esforçam para produzir aqui, em pequena escala, mas favorecendo o comércio local e o meio ambiente.
O consumidor exigente
O consumidor exige saber quem fez as roupas que usa, em que condições foi feita e se teve um impacto negativo no planeta.
Busca e exige consistência das marcas que segue e compra para responder à sua própria necessidade de responsabilidade social.
Quer se envolver e praticar o consumo sustentável, consciente e de proximidade.
Portanto, confie nos pequenos como você, que explicam e contam como cada peça de roupa, bolsa ou colar que faz foi produzida.
Comunicação de valores
Então ouse compartilhar seus valores, sua própria visão do mundo, sua filosofia.
Porque precisamente isso será o que vai transformar seus clientes em seguidores leais de sua marca e do que você faz.
Atualmente, ninguém compra um produto ou contrata um profissional porque precisa do que oferece.
Agora os consumidores também buscam compartilhar valores e a mesma forma de entender o mundo, queremos sentir que somos parte da mudança.
Que com nossas ações e decisões de compra também estamos mudando o sistema que causa tantas desigualdades do outro lado do mundo.
Queremos ser atores relevantes nesse processo de mudança.
Tenho certeza que você sabe quais são seus valores como marca ou empreendedor.
Mas você já se atreveu a compartilhá-los e explicá-los?
Não vale a pena ter um manifesto em seu site ou projetar uma camiseta com uma declaração de intenção.
Você tem que se tornar um ativista de seus próprios valores.
E, obviamente, eles têm que ser reais.
Será de pouca utilidade que você publique em todas as suas redes que você trabalha com fornecedores locais ou com oficinas de proximidade se você realmente não fizer isso. Comprar Comentários Instagram.
Por que? Porque você pode cair em uma má reputação e crise de marca se alguém, em algum momento, descobrir que o que você promulga não é real.
Exemplos de marcas com valores
Estou convencido de que você conhece e segue no Instagram marcas com milhares de seguidores na rede que fizeram seus valores e sua maneira de produzir sua principal força motriz.
Além de vender produtos que apaixonam e que se destacam por sua qualidade e beleza, compartilham como é sua criação e processo de produção e também qual é seu propósito social.
Trago três empresas que foram capazes de envolver seus clientes em toda essa mudança de paradigma de consumo:
- Flavia Aranha: Originária da Vila Madalena em São Paulo, a marca é muito conhecida por suas técnicas em tingimento de tecido altamente sustentáveis. É usado corantes naturais de origem renovável, como raízes, folhas, frutos e cascas de árvores. 50% dos materiais utilizados na coleções são orgânicos.
- Reserva: Em uma parceria muito interessante com Rhodia, criaram um tecido experimental que se decompõe em três anos. Conta também com o projeto Ecomoda em que leva aulas de costura e modelagem para o Morro da Mangueira no Rio de Janeiro.
- Insecta Shoes: Os sapatos Insecta Shoes são do Rio Grande do Sul. São conhecidos por serem veganos e sustentáveis, criados a partir de roupas usadas, garrafas plásticas sustentáveis e algodão reciclável.
E qual é o denominador comum de todos eles? Que foram capazes de explicar e comunicar seus valores.
Eles têm sido capazes de envolver seus clientes e seguidores em toda essa mudança e envolvê-los na transformação do consumo social que eles lideram.
Agora é sua vez.
Então chegou a hora de você fazer isso também, para explicar aos seus clientes e seguidores o que é importante para você e o que você quer trazer para este mundo com sua marca.
Portanto, não perca esta oportunidade de explicar à sua comunidade quais são seus valores.
Você se sente desmotivado toda vez que tem que publicar nas redes? Você tem a sensação de que seus esforços de comunicação são em vão?
Seus posts atingem cada vez menos pessoas?
Calma, você não está sozinho.
Em algum momento ou outro em nossa jornada como empreendedores todos nós passamos por essa fase.
Veja como a assessoria de imprensa ajuda a construir uma mensagem sob medida com a qual se conectar com os clientes.
Falta de conexão, o verdadeiro problema
Buscamos desesperadamente engajamento, curtidas,comentários.
Resumindo, que nossa mensagem chegue para vender mais.
Ficamos horas colocando em prática mil e uma estratégias de comunicação, mas muitas vezes a única coisa que nos vem é o silêncio mais ensurdecedor.
E por que isso acontece? Porque temos o foco mal colocado, nós temos isso para fora.
Esperamos construir uma comunidade, transformar seguidores em clientes, fidelizar, mas como?
Com estratégias, mensagens e fórmulas que não nos representam, que não estão alinhadas conosco.
Queremos nos conectar com os outros, quando nós mesmos não estamos conectados ao que estamos explicando sobre nossos negócios. Então, o que podemos fazer?
Pare, respire e reflita. Porque a chave não é apenas se conectar com os clientes. Também está em nossa capacidade de ficar animado com o que oferecemos.
A assessoria de imprensa é a linha de vida que você pode recorrer repetidamente quando você precisa se reconectar com sua história e se conectar com os clientes.
Como se conectar com a comunicação de seus negócios com a assessoria de imprensa
Você realmente quer deixar de fora essa comunicação que magicamente gera conexões genuínas?
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Não basta ser apenas visível, é necessário ter credibilidade especialmente quando se trata do mundo online.
A assessoria de imprensa aumenta a reputação da sua marca, e a reputação corporativa para quem tem empresa.
Não é apenas sobre comunicar quem você é, ou o que você faz, mas também criar interesse em torno de suas atividades, conquistando a atenção de jornalistas, e de toda a mídia.
A comunicação não é estática e precisa evoluir com você e seu negócio.
Porque o que te serviu há um ano pode não representá-lo mais.
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