Parceiros de longa data, Roseane Santos, uma das vozes mais marcantes do cenário cultural curitibano, se junta ao cantor, compositor e produtor da banda ímã, Luciano Faccini em Nos Últimos Graus. A música é um samba funk inspirado no universo do samba rock e de artistas como Banda Black Rio, Bebeto, Luis Vagner, Cassiano, entre outros.
O single integra o álbum inédito da dupla, intitulado Livro Vivo, e assim como todas as canções do álbum, Nos Últimos Graus é um poema astrológico escrito por Faetusa Tirzah e musicado por Luciano. Além do single, a música ganhou videoletra por Faccini, com colaboração de Gabriel Faccini e Má Ribeiro. O lyric traz imagens de São Thomé das Letras, Santo Aleixo e Campinas somadas à letra e hieróglifos por Faetusa Tirzah e aos desenhos e texturas de Cochilo Taquieta.
A cada horóscopo musicado o coração abria. Órgão regido pelo signo de Leão. Na experiência coletiva a potencialização da medicina oracular. Princípio ativo diluído, agito, batidas rítmicas, procedimento homeopático, gota a gota, lua a lua.
A celebração do fim de um ciclo, o intento, a reza, o conjuro, amarração da palavra desejo no canto, sopro, cordas de um instrumento. – Nota sobre Nos Últimos Graus por Faetusa Tirzah.
O Livro Vivo é a primeira parte de um projeto estendido realizado pela Água Viva e pelo Queda Livre e será lançado em três EP’s. O trabalho reúne 4 canções que Luciano compôs a partir de textos da artista e astróloga Faetusa Tirzah. Os poemas fazem parte de um vasto e contínuo trabalho que Faetusa tem realizado diariamente e que consiste em escrever um horóscopo a partir da leitura do céu de cada dia. De modo muito orgânico, Luciano começou a compor canções a partir destes textos e foi no encontro com Roseane que as músicas de fato amadureceram. A obra também contou com a interlocução artística do artista múltiplo e poeta Francisco Mallmann – que nos últimos anos lançou os livros “Haverá festa com o que restar”, “América” e ‘Língua pele áspera”. Também assina uma porção de músicas com Luciano Faccini. Para Livro Vivo, escreveu dez poemas a partir e através das canções.
Nos últimos graus inaugura a trajetória solar de Livro Vivo e carrega em si sua experiência. Música, leitura vívida. O projeto é uma produção do coletivo Queda Livre.
#ToNaMidia #ClaudeLopes #MPB #RoseaneSantos #LucianoFaccini #NosUltimosGraus #PoemaAstrologico #BandaIma