Criado em 2018, o personagem conhecido como “DinoSonso” surgiu com o objetivo de gerar um conteúdo digital diversificado e com um humor singular que pudesse trazer alegria para as pessoas de diversas gerações. Com a possibilidade de três versões em seu jeito de ser, o Dino poderia se apresentar em forma de fantoche, inflável ou em versão humana, onde usava apenas a máscara do personagem.
A ideia inicial era gravar vídeos que mostrassem as reações das pessoas vendo o DinoSonso, em uma das suas versões, realizando algumas tarefas inusitadas para um dinossauro, como uma dancinha engraçada no meio da rua ou compras no supermercado. Os vídeos foram um verdadeiro sucesso e logo, o personagem recebeu um convite para ingressar na plataforma TikTok, onde alcançou a marca de meio milhão de seguidores em menos de 90 dias.
Em março de 2020, o perfil do DinoSonso já contava com 1 milhão de seguidores e com a fama crescendo, em outubro do mesmo ano o idealizador do personagem entendeu que essa talvez pudesse ser uma boa oportunidade para mobilizar pessoas e patrocinadores em prol de mudar a vida de outros, “Eu via as pessoas trabalhando na rua embaixo de chuva e sol, ali no semáforo tentando vender, sobreviver em plena pandemia, pais e mães de família desempregados devido a pandemia que acharam no semáforo uma forma digna de trazer alimento para dentro de casa, trabalhando às vezes 12 horas por dia e muitos até mais, e eu queria aproveitar a minha influência para tentar de alguma maneira mobilizar patrocinadores para ajudar essas pessoas”, diz.
Com esse pensamento em mente, ao passar por um dos semáforos da cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, ele percebeu um momento oportuno para realizar um vídeo ao vivo e o nome do projeto veio de pronto em sua cabeça “SOS DinoSonso”. Esse vídeo se propagou de uma forma tão grande que somou mais de 100 milhões de visualizações nas redes sociais e na internet de forma geral, agradando do público jovem ao adulto, devido ao conteúdo de cunho social.
Dessa forma, se concretizou o novo quadro SOS DinoSonso, que tem como objetivo valorizar as pessoas que trabalham nas ruas, podendo transformar a vida destas a partir da criação de um conteúdo digital que mobilize aqueles que estão assistindo aos vídeos. Quanto maior o alcance dos vídeos postados pelo DinoSonso, maior é a certeza de que mais vidas serão transformadas.
Assim como aconteceu com a vida da Cris, moradora de Piracicaba, que era vendedora ambulante de doces e todos os dias saia de casa vestida de palhaço para tentar vender nos semáforos da cidade. Em dezembro de 2020, o DinoSonso foi ao encontro da Cris para entrevistá-la e, ao ser questionada sobre o que gostaria de ganhar naquele natal, sua resposta comoveu a todos ao dizer que desejava ter comida para os seus filhos. O vídeo postado chegou à Página Razões para Acreditar, que criou uma vaquinha virtual e em pouco tempo, arrecadou mais de R$ 60 mil reais.
Expressões tais como “Esse vídeo aqueceu meu coração” ou “O choro do dia já está pago” são comentários constantes nas postagens dos vídeos realizados pelo projeto, e para que este continue sendo um agente transformador de vidas, ele precisa alcançar cada vez mais apoiadores e patrocinadores, que podem até mesmo advir através da sua ajuda em compartilhar e curtir as postagens nas redes sociais do projeto.
O SOS DinoSonso também conta com uma vakinha online permanente, na qual o valor arrecado é utilizado para ajudar muitas outras pessoas, de vídeos que não conseguem patrocínio ou que não foram ao ar, bem como para comprar cestas básicas, materiais escolares e produtos de higiene para aqueles que precisam.
Para o futuro, a expectativa da equipe é que o projeto possa se tornar uma ONG que poderá atender e ajudar pessoas do Brasil inteiro, conquistando cada vez mais patrocinadores que possam contribuir com essa ação, pois assim como a vida da Cris foi transformada, muitas outras ainda necessitam de ajuda.
Os vídeos do projeto já alcançam mais de 100 milhões de visualizações mensais somente em seu perfil verificado do TikTok, que atualmente conta com 5.7 milhões de seguidores. Já em seu canal do Youtube, são mais de 120 milhões de visualizações até o momento e mais de 793 mil inscritos.
Este é um projeto em que a união, a curtida e o compartilhamento fazem a diferença na vida das pessoas e caso queira apoiar ou contribuir com o SOS DinoSonso, entre em contato ou siga-os perfis nas seguintes redes sociais;
#ToNaNidia #DinoSonso