Viva Paladar
Image default
Sem categoria

Primeiro disco de Toni Tornado volta às lojas pela coleção ‘Clássicos em Vinil’

Em 1971, um ano após vencer o V Festival Internacional da Canção com “BR-3” (Antônio Adolfo/Tiberio Gaspar), Toni Tornado lançou seu álbum de estreia. O disco, também batizado com o nome da música vencedora do festival, volta agora às lojas em vinil de 180 gramas, numa parceria da Polysom com a Universal Music pela coleção “Clássicos em Vinil”.

Nascido no extremo oeste paulista, Toni se mudou sozinho para o Rio de Janeiro aos 11 anos. Trabalhou de engraxate a paraquedista do Exército, e, após integrar a banda Brasiliana — pela qual excursionou o mundo tendo contato com o movimento dos Panteras Negras e ouvindo as novidades da música estrangeira — voltou ao Brasil, tornando-se crooner de boates. Nessa função, conheceu Antônio Adolfo e Tibério Gaspar, que confiaram a ele o trabalho de interpretar a canção que deu-lhe notoriedade e estimulou a gravação de seu primeiro disco.

Com 12 faixas e forte influência do soul e funk, “B.R.3” é composto, além da canção que ajudou a consagrar a carreira de Toni e tornou-se um clássico da música nacional, por outros sucessos como “Me Libertei” (Frankye/Tony Bizarro) e “O Jornaleiro” (Major/Toni Tornado). Com produção de Milton Miranda, o álbum ainda possui participações de maestros como Paulo Moura e Waltel Branco, que contribuíram com orquestrações e também ajudaram a enriquecer os arranjos desse importante registro da música nacional.

#ToNaMidia  #ToNaMidaLive  #Coberturas  #Musica  #Entretenimento  #ToniTornado  #ClassicosEmVinil

 

Você também pode curtir

Carregando....