Muitos líderes cometem o erro de tentarem ser amigo dos seus liderados.
Em vez de fazer as pessoas assumirem suas responsabilidades, ele as deixa soltas. Dessa forma transmite aos funcionários a falsa sensação de que está tudo bem. Buscam mais aprovação que respeito.
O verdadeiro papel do líder não é ser estimado, mas sim ter práticas e atitudes que o levem a ser respeitado. Agindo para ser respeitado o resultado do objetivo é completamente diferente.
Seus funcionários não devem se sentir motivados porque gostam de você, mas por respeito a você.
Faça a si mesmo a seguinte pergunta: “Se eu fosse líder de mim mesmo, o que eu gostaria de obter do meu líder?”, e talvez obtivesse respostas como:
– A verdade.
– Comunicação total e franca sobre o que está acontecendo agora.
– Cumprimento de todas as promessas, principalmente as pequenas.
Não tente ser o amigão de todos, mas valorize o otimismo e a comunicação clara. Não procure ser estimado o tempo todo, mas disponha-se a conversar, mesmo sobre questões desconfortáveis. Trate a sua liderança em termos sérios e adultos, e não tente minimizar sua responsabilidade.
Também não cultive a amizades intimas com pessoas da equipe que você é pago para liderar.
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