É comum o líder ao querer se nivelar com seus liderados, fazer críticas ao alto escalão da empresa.
Isso acaba por destruir a confiança dos funcionários, pois eles entenderão suas críticas como três coisas:
1 – Não se pode confiar nesta organização.
2 – Nossa administração está contra nós.
3 – A nossa liderança é fraca e impotente dentro da empresa.
Isto acaba levando a um desestimulo generalizado da sua equipe, e cria profundos problemas de confiança e desrespeito pela integridade da organização.
Esse desrespeito pode ser dissimulado, quando se revira os olhos ao pronunciar o nome do diretor geral, por exemplo, ou abertamente quando dizemos frases como: “ELES” querem…; “Não sei por que “ELES” decidiram…; “ELES” não entendem os problemas que enfrentamos, etc. Eles, eles, eles.
O pronome ‘ELES” usado em demasia consolida a impressão de que somos vítimas isoladas e incompreendidas.
Um líder exemplar deve ter a coragem de representar a direção da empresa, e não tentar desacredita-la, e ao se referir a ela nunca usar a palavra “eles”, e sim a palavra “NÓS”.
“Duas coisas são ruim para o coração: correr ladeira acima e derrubar pessoas.” Bernard Gimbel
#ToNaMidia #AutoConhecimento #InteligenciaEmocional #Lideranca #MindsetPositivo #Otimismo #Positividade #CasarriNetoCoach #SouLidereAgora