Search
Close this search box.

“MPB4 e Kleiton & Kledir” se apresentam no Tokio Marine Hall, comemora 40 anos de amizade

A turnê “MPB4 e Kleiton & Kledir” chega a São Paulo para um show no Tokio Marine Hall. O espetáculo é um encontro de amigos e também um reencontro com o público nesta retomada para 2022. A turnê estreou em Porto Alegre (RS) com tanto sucesso que teve até show extra.

Os seis estarão juntos no palco cantando canções do repertório do MPB4 – como “Roda Viva”, “Amigo é Pra Essas Coisas” e “Cicatrizes” –, do repertório de Kleiton & Kledir – “Maria Fumaça”, “Lagoa dos Patos” e a nova “Paz e amor”, por exemplo –, outras que fazem a interseção entre eles – caso de “Vira virou”, “Viração” e “Circo de marionetes”.

O repertório tem também um ponto comum entre a dupla gaúcha e os dois integrantes que não são da formação original do MPB4: Dalmo Medeiros e Paulo Malaguti Pauleira, que passaram a integrar o grupo com a saída de Ruy Faria e a morte de Magro. Ambos fizeram parte do Céu da Boca, grupo que acompanhou os irmãos no festival MPB Shell, promovido pela TV Globo em 1981, fazendo coro em “Navega coração” (K&K) e depois na gravação da música no disco de Kleiton & Kledir também de 1981. “Navega coração” também está na lista de sucessos do show, além de músicas emblemáticas que têm tudo a ver com o momento do Brasil atual, como “Apesar de você” e “Cálice”, e outras surpresas.

O início da amizade entre MPB4 e Kleiton & Kledir
A amizade entre o grupo e a dupla gaúcha surgiu na virada da década de 1970 para a de 1980. Eles eram contratados da mesma gravadora, e Miltinho – integrante do MPB4 desde sua formação original – lembra bem como tudo começou: “o MPB4 sempre procurou compositores e canções de qualidade. O grupo Almôndegas – do qual Kleiton e Kledir fizeram parte – já havia chamado nossa atenção e resolvemos gravar, no disco ‘Bons tempos, hein?’, uma música da banda gaúcha – ‘Circo de marionetes’, cujos autores eram justamente Kleiton e Kledir. Gostamos do trabalho deles, com som regional, mas pop, realmente muito original e criativo nas letras, nas melodias, nos arranjos. Logo em seguida, selecionando repertório para um novo LP, escolhemos ‘Vira virou’ (Kleiton Ramil) – que acabou dando nome ao álbum – e ‘Viração’ (Kledir Ramil e Fogaça). Resolvemos, então, convidá-los para participar da turnê de lançamento daquele LP”.

“Foi um momento muito especial para nós. Nome do disco e do show, capa do disco com a letra impressa… Transformaram ‘Vira virou’ num grande sucesso e nos levaram em turnê com eles por todo Brasil. Foram quase dois anos na estrada… e aquilo que, no início, era uma relação profissional acabou se transformando numa amizade que a gente carrega pra toda vida”, exalta Kleiton.

O MPB4 mudou tudo – e para melhor – na carreira de Kleiton & Kledir. “Fomos apresentados a todo Brasil e, no ano seguinte, já pudemos voltar sozinhos a cada uma daquelas cidades, o público estava consolidado. MPB4 é a própria história da Música Popular Brasileira, a começar pela sigla MPB que eles inventaram e virou uma marca que reúne todos nós. De Noel Rosa pra cá, eles gravaram todos os principais compositores do país, e nos sentimos honrados de fazer parte dessa seleção brasileira”, conta Kledir.

A partir daquela turnê, a relação profissional virou parceria musical, com gravações em discos, e acabou se transformando em uma amizade que já dura mais de 40 anos. Em 2016, voltaram a se encontrar no palco, em DVD comemorativo pelos 50 anos do MPB4, o que despertou em todos o desejo de montar um show inédito, mostrando tudo de bom que eles vinham realizando. Finalmente, agora chegou a hora.

Serviço :
MPB4 e Kleiton & Kledir
Data: 3 de junho de 2022 (Sexta-feira)
Local: Tokio Marine Hall
Endereço: rua Bragança Paulista, 1281 – Vila Cruzeiro – São Paulo/SP
Abertura dos portões: 20h
Informações: https://www.tokiomarinehall.com.br/

#ToNaMidia #ClaudeLopes #MPB4 #KleitoneKledir #TokioMarineHall

COMPARTILHE
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Leita também