A música que foi hit do réveillon de 2016, ‘Baile de Favela‘ do MC João, exaltando os principais bailes de rua de SP na época, ou seja, Helipa, Marconi, Eliza Maria, Rua Sete e São Rafael, foi o primeiro clipe de funk a atingir a marca de 100 milhões de views no YouTube.
Lançada em 2015, o hit é um sucesso até hoje, basta lembrar que a música foi escolhida como trilha sonora para embalar a coreografia da ginasta brasileira Rebeca Andrade e entrou para a história, pois esteve presente naquela que foi a primeira medalha da história da ginástica artística brasileira entre as mulheres, durante os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.
Em entrevista coletiva, Rebeca comentou sobre a escolha da trilha: “Acho que o funk é um dos estilos mais escutados de música no Brasil. E querendo ou não, é a cultura brasileira. Gosto de funk, adoro dançar funk, as batidas são demais, então é um orgulho mesmo para as pessoas que se enxergam no funk saber que todo mundo gostou. Você vê que deu essa repercussão toda com essa música, com essa série”.
Além de marcar presença nas Olimpíadas de Tóquio, ‘Baile de Favela’ também está presente nas redes sociais de famosos e recentemente virou jingle em campanha publicitária da plataforma de cassino Brazino777.
Na campanha o marcante refrão “Que o Helipa, é baile de favela / Que a Marconi, baile de favela / E a São Rafael, é baile de favela” deu lugar a letra “É o Brazino, jogo da galera / Vem jogar Brazino que é o jogo da galera / Vem jogar Brazino que é direto na sua tela”.
Além do jingle, a campanha publicitária ainda contou com a produção de um videoclipe, onde cenas mostram as funcionalidades da plataforma de cassino da Brazino777. A notícia sobre as novidades sobre o videoclipe revelou que a intenção com a campanha é ampliar seu público-alvo da empresa.
O ano de 2021, foi tão atribulado quanto o de 2016, onde o sucesso de ‘Baile de Favela’ mudou a vida do MC João, isso porque, além da trilha nas Olimpíadas e o Jingle com o Brazino777, ele também lançou seu próprio escritório de funk, que busca a valorização dos MCs que nem sempre contam com a assessoria necessária.
“Estou me sentindo como em 2015. Dá um frio na barriga, mas eu sinto que é a melhor decisão da minha vida. Não é mais como primeira vez em que eu estava correndo atrás de um sonho incerto”, comenta o cantor sobre a iniciativa de abrir o seu escritório.
Atualmente, a cena é dominada por duas grandes empresas, Kondzilla e GR6, que oferecem uma ampla estrutura para os músicos, mas que nem sempre dispõe de contratos vantajosos para os MCs. Utilizando o próprio exemplo do MC João, cujo o clipe fez um sucesso tremendo, o músico não recebeu lucros pela visualização nas plataformas de vídeo, devido ao contrato que havia assinado com a produtora.
Ou seja, grande parte dos lucros de ‘Baile de Favela’ está sendo destinada para o seu real criador somente agora, após uma nova retomada do hit.
#ToNaMidia #ClaudeLopes #MCJoao #BaileDeFavela #Brazino777