Loja TôNaMídia no Magazine
Image default
Carnaval

Margareth Menezes faz Carnaval em Salvador, Recife, Rio de Janeiro, Maranhão e Natal

O Carnaval chega para consagrar ainda mais a temporada de Verão 2020 de Margareth Menezes. A sua maratona momesca começa por Salvador, onde faz parte da programação que reúne um time de estrelas da música baiana. Da capital baiana, Margareth leva a sua experiência de cantar há muitos anos no Carnaval de outras cidades, que admiram ou adotaram o modelo baiano que se espalhou pelo país. O roteiro inclui Recife, Natal, São Luiz do Maranhão e participação na Unidos do Viradouro, no Rio de Janeiro.

“Temos que estar em todos lugares que o povo nos convoca. Para mim é um grande prazer ser considerada uma representante da música baiana contemporânea. Acho que não temos mais nada que provar para ninguém. Está aí a juventude inteira cantando e querendo ouvir essa música feita na nossa Bahia”, afirma. Ela também festeja a chegada de uma nova geração baiana, que está fazendo músicas maravilhosas sem se preocupar com rótulos.

Margareth também destaca os motivos que tornam o Carnaval 2020 ainda mais especial. “Este ano estamos comemorando 70 anos de trio elétrico, um equipamento importantíssimo para divulgação e ampliação deste mercado do carnaval. Temos que agradecer a Dodô e Osmar por esta descoberta e seu Orlando Tapajós pela preservação do trio elétrico. Vamos comemorar também os 40 anos do Olodum e 35 anos do Axé”, festeja.

MASCARADOS + AFROPOP
Ao aceitar o convite para participar de mais uma edição do tradicional Os Mascarados, Margareth volta para promover a alegria de milhares de foliões do maior bloco de fantasia do Nordeste, no dia 20 de fevereiro, na abertura da programação no circuito Barra-Ondina. Na sexta-feira (dia 21/02), ela retorna ao Circuito Dodô, desta vez para promover um contagiante arrastão de baianos e turistas com seu trio AfroPop Brasileiro.

GALO DA MADRUGADA + UNIDOS DO VIRADOURO
De Salvador, Margareth segue o seu roteiro da folia pelos país. No sábado (22/02), ela participa pela terceira vez do tradicional bloco Galo da Madruga, no Centro de Recife. Já no domingo (23/02), a baiana troca o trio elétrico e o palco pelo carro alegórico da Unidos do Viradouro, que vai homenagear as Ganhadeiras de Itapuã com o enredo De Alma Lavada. Margareth vai desfilar na quarta alegoria da escola de samba, representando a estrela do carnaval baiano.

“Uma alegria muito grande participar deste momento em que a escola Unidos do Viradouro faz essa linda homenagem as Ganhadeiras de Itapuã. Estive lá no barracão, vi que eles fizeram uma pesquisa linda e as fantasias estão maravilhosas. O tema fala sobre o protagonismo da mulher negra, há 180 atrás, em um movimento de integração e de libertação no combate ao racismo e a escravidão. Essas heroínas que libertaram muitas pessoas comprando as alforrias. As Ganhadeira merecem e vamos buscar a vitória”, torce Margareth.

 

MARANHÃO + NATAL
A turnê carnavalesca da cantora baiana segue para São Luiz do Maranhão, onde apresenta o seu AfroPop Brasileiro, segunda-feira (24/02), no Circuito Beira-Mar, da Carnaval oficial da capital maranhense. No segundo ano consecutivo, Margareth Menezes será destaque na programação de encerramento do Carnaval oficial de Natal, na terça-feira (25/02), no palco Polo da Ponta Negra.

“Vai ser maravilhoso cantar pela primeira vez no carnaval de São Luiz do Maranhão. Só tenho que agradecer por estar nesta terra maravilhosa da mestre Alcione e do meu querido amigo Zeca Baleiro. Já em Natal me sinto em casa, não tenho muito o que falar. Imagina, se até tenho o título de cidadã natalense? Esta é a minha sexta participação no Carnaval, sendo que a segunda encerrando a festa, sempre com uma energia maravilhosa do povo potiguar”, diz.

REPERTÓRIO
Com mais de 80 músicas, o repertório de Carnaval tem como novidades as canções Perfume de Verão (Carlinhos Brown e André Lima), Retrato 3×4 e Vento Sã, todas do novo disco Autêntica, disponível em todas as plataformas digitais. Não faltam Canto da Massa, samba-reggae de Pierre Onassis, Todo Mundo Alegre e Coisa Milenar, lançadas em 2018. Mas, para a alegria do folião, não faltam os sucessos que marcaram a trajetória de seus 32 anos de carreira, como Faraó, Elegibô, Dandalunda, Toté de Maianga, Alegria da Cidade, Passe em Casa, Selei, Me Abraça e Me Beija, entre outras.

Margareth também leva para o trio hits de outros compositores e artistas, como Baiana System, Majur, Rael da Rima e Ivete Sangalo, incluindo a música Todo Mundo Vai. Não faltam o pout pourri de samba reggae e o pout pourri em homenagem aos 70 anos do trio elétrico. O repertório ainda reúne Toda Menina Baiana, Canto pro Mar, Andar com Fé, Reconvexo, Frevo Mulher, Chame GenteAlfabeto do Negão.

“Repertório de carnaval é uma coisa imensa, tenho que cantar tudo que já canto e mais alguma coisa. É claro que tem muito improviso para agradar a galera. É um repertório bem diversificado e dinâmico. Mas o essencial é ter um bom trio elétrico, com um som bem legal”, afirma.

32 ANOS DE CARREIRA E FARAÓ
Em 1987, Margareth Menezes se dividia entre a música e o teatro, até ser convidada para gravar Faraó. A atriz iniciante foi convidada e convencida por Djalma Oliveira a gravar a música de Luciano Gomes, que havia feito sucesso como tema do Carnaval do Olodum. O disco vendeu 100 mil cópias e o país ganhava mais uma estrela. São 32 anos de carreira, marcada por várias turnês internacionais por todos continentes, 16 CDs/LPs e cinco DVDs. Fiel às raízes, ela mistura elementos africanos, brasileiros e pop, num movimento que denomina AfroPop Brasileiro.

PROGRAMAÇÃO
20/02 (qui) – Os Mascarados – Salvador
21/02 (sex) – Trio Afropop Brasileiro – Salvador
22/02 (sab) – Galo da Madrugada – Recife
23/02 (dom) – Escola de Samba Unidos do Viradouro – Rio de Janeiro/RJ
24/02 (seg) – Circuito Beira-Mar – São Luiz do Maranhão
25/02 (ter) – Palco Polo da Ponta Negra – Natal

#TONAMIDIA #COBERTURAS #ENTRETENIMENTO #PLATAFORMASDIGITAIS #BACKDROP #ENVELOPAMENTODEONIBUS #MargarethMenezes Carnaval2020 #OsMascarados #TrioAfropopBrasileiro

Você também pode curtir

Carregando....