O duo brasileiro MadHouse, formado por Lio Júnior e Thiago Casarejos, lança o videoclipe da música “Fly Away (Pra Onde For)”, disponível nos apps de música desde a última semana de outubro. O audiovisual, que chega com um cunho mais social, uma clara crítica à vida perfeita nas redes sociais, assédio e a solidão da mulher, já está disponível no canal oficial do duo no YouTube.
Já fazia parte do novo reposicionamento de carreira da dupla Thiago Casarejos e Lio Júnior trazer em suas músicas mensagens condizentes com suas personalidades e posicionamentos sociais, e dois assuntos que o MadHouse está abordando na nova música são a saúde mental e a solidão dos tempos atuais. Por isso, ao pensarem no videoclipe para o atual single, o duo retrata a solidão de uma mulher em depressão que em suas redes sociais aparenta ter a vida perfeita e invejada por seus seguidores e fãs.
“No início, a nossa ideia era chamar vários perfis diferentes para gravar um videoclipe com amigos e colegas de trabalho nossos, e várias e diversas histórias seriam contadas em um formato de curta-metragem”, contam Lio Júnior e Thiago Casarejos. “Porém, a quarentena da pandemia fez com que tivéssemos de reescrever o roteiro para que ele ficasse pronto a tempo de lançarmos a música e o vídeo estando em Ibiza, onde vivemos atualmente“, completam.
A produção, que teve início em 2019, conta com a modelo brasileira Fabiana Semprebom, ex-angel da marca Victoria’s Secret. “A Fabiana é nossa amiga de longa data e estava com viagem marcada e uma agenda a cumprir no Brasil quando a convidamos para participar do clipe. Prontamente, ela disse ‘sim’ quando o vídeo já estava em pré-produção”, conta Thiago.
Para o clipe, o duo queria que a modelo se sentisse à vontade pois teria de atuar. Por este motivo, escolheram dar à personagem interpretada por Fabiana Semprebom a mesma profissão que ela exerce na “vida real”.
Gravado em diferentes anos, “Fly Away (Pra onde For)” começou a ser filmado em 2019 com cenas de Fabiana Semprebom e apenas em 2020 foram feitas as cenas do duo, com uma redução de equipe técnica devido às restrições pela quarentena da pandemia.
As cenas de Fabiana Semprebom inicialmente geraram dúvidas na equipe sobre a carga dramática da modelo, inexperiente em atuar. Porém, imediatamente após a primeira cena e a confiança na direção do amigo Lio Júnior, essas dúvidas cessaram. “A Fabi se mostrou uma surpresa para toda a equipe e fez um excelente trabalho retratando no videoclipe uma modelo muito famosa, que sofre de depressão, e vive um episódio de assédio por um fotógrafo“, conta Lio.
O objetivo do duo MadHouse com o videoclipe é mostrar que não existe a vida perfeita que é mostrada por vezes nas redes sociais. Que uma mulher como a representada por Fabiana na história do clipe, pode passar por situações que ninguém imagina e se sentir sozinha, com medo ou com a ideia (muitas vezes certeza) de que fatos isolados como o retratado podem ocorrer e a justiça nunca ser feita.
Ainda na linha da crítica, o clipe traz o duo como “amigos” imaginários, mas sempre presentes. “No clipe, somos uma espécie de protetores espirituais que a personagem acessa cada vez que escuta a música, e se sente novamente empoderada e lembra que não está sozinha, pois dentro dela existe a força de milhares de mulheres que sempre estarão com ela“, explica o duo.
Para o MadHouse, a importância de falar sobre alguns temas como a crítica às redes sociais, o uso da masculinidade tóxica, a diversidade e outros temas, tem a ver com a forma como se enxergam dentro do cenário artístico atual e sobre as experiências pessoais do duo. “Estando há anos em um projeto artístico juntos como o MadHouse e não falar sobre temas que nos rodeiam, inspiram e incomodam é desperdiçar nossa arte e voz.” acrescenta Lio.
“Nossos amigos falam abertamente sobre episódios que vivem no dia a dia. Preconceito, racismo, misoginia, desqualificação profissional, homofobia, entre outros. Abordar assuntos que vivemos e usar a arte para fazer as pessoas pensar neles é iminente!”, comenta Thiago.
Engajados em pautas atuais, o duo MadHouse já abordou no passado assuntos similares. Em seu single de estreia da nova fase da carreira, “Maria”, abordou a espiritualidade diversificada, o fanatismo religioso e a ilusão sobre a realidade, que estão presentes no clipe. Em “Fly Away (Pra Onde For)”, não poderia ser diferente: “Em 2022 não se desconstruir e não dar voz a movimentos importantes como o anti-racismo, o feminismo, questões ambientais, entre outros temas urgentes, é insistir em viver no passado. Nossa arte hoje retrata o nosso presente!”, afirma o duo.
A história contada no vídeo usa ilustrações de HQ’s para a contextualização e suavização do roteiro. Os desenhos foram feitos pelas mãos do ilustrador Carlos Furozono e animados digitalmente por Arthur Hardt, que é parte da atual equipe criativa da agência e produtora de conteúdos Between Mermaids. A agência cujos diretores artísticos e executivos são Lio Júnior e Thiago Casarejos, é hoje responsável pelos novos vídeos do duo MadHouse, assim como os conceitos por trás deles.
#ToNaMidia #ClaudeLopes #Madhouse #LioJnior #ThiagoCasarejos #FabianaSemprebom