Vencedores do programa “SuperStar”, da Globo, Lucas e Orelha agora celebram uma nova conquista: primeiro DVD da dupla, formada em 2015. Os jovens da periferia baiana escolheram começar as gravações dia 24 de novembro, justamente na semana da Consciência Negra. O novo trabalho é recheado de referências, como o cenário relembrando o bairro americano do Brooklyn e a NBA, o figurino inspirado nas tradições africanas e todo balanço do ‘pagopop’, como eles chamam o ritmo cheio de brasilidade.
“Estamos vivendo um momento único na nossa carreira. A gente sabe o quanto é difícil dois jovens negros terem a oportunidade de realizar sonhos em um país como o nosso. O jovem preto em busca de oportunidade precisa provar dez vezes mais que é bom naquilo que faz para conquistar espaço. Estamos rompendo um ciclo, criando um projeto grande, envolvendo pessoas incríveis para levar a nossa carreira para outro patamar”, afirma Lucas.
“São 7 anos de muita luta e adversidade, mas chegamos ao momento mais especial da nossa carreira. Sinto que a gente se encontrou musicalmente e atingimos uma maturidade artística. Trabalhamos para que outros jovens pretos se identifiquem conosco e acreditem que podem realizar os seus sonhos também. O nosso som é um conjunto de tudo isso, somos a raiz do mundo, a origem. É importante falar: sou preto, visto preto, penso preto e amo preto”, conclui Orelha.
O DVD é gravado no HZ Estúdio (RJ) e traz diversas participações especiais, como Turma do Pagode, Vitinho, Stefan Baby, Mr. Dan, Marvvila e Chininha. O cantor Belo, uma das grandes influências na carreira de Lucas e Orelha, participa de duas faixas e leva o mashup de “Pouco a Pouco”, gravada originalmente por Ferrugem, para o seu próprio repertório.
O novo trabalho, dirigido por Rafael Castilhol, também tem influências do R&B, tendência abraçada pela música brasileira nos últimos tempos. A dupla vem investindo na produção elaborada de mashups – união de trechos de diversas músicas sob o mesmo beat – com cerca de 35 vídeos poderosos lançados na Internet, que alcançaram mais de 60 milhões de views orgânicos. Essa tendência, claro, também estará no repertório.
“O DVD surgiu por causa dos mashups, que chamaram atenção do mercado. Ganhamos autoridade com esse projeto e logo muita gente entrou nessa onda de uma música atrás da outra, mas nós fazemos com o mesmo beat. O estilo já existe na gringa, mas aqui no Brasil fomos os primeiros a fazer mashup, lá atrás na nossa carreira, e até a usar esse nome”, diz Lucas.
#ToNaMidia #ClaudeLopes #LucaseOrelha #Belo #Vitinho #Marvvila