A faixa “Um a Um” faz parte do EP “À Luta”, que segue o trabalho já lançado, “Do Luto”. A junção de ambos culmina em “Do Luto À Luta”, um disco que vem sendo publicado desde 2017 e, agora, chega à sua reta final. Esta semana, a canção veio a público, baseada em um poema de Bertold Brecht e com as participações mais que especiais de Jotapê, dividindo os vocais, e Yasmin Olí no coro.
Anterior a ela, Adon publicou “Por que o Senhor Atirou em Mim”, com os principais casos de morte relacionados a milícias e à polícia militarizada, além de um clipe gravado entre São Paulo e Barcelona, onde o cantor vive, A música tem ainda piano de Fábio Leandro (Aláfia) e cello de Rebeca Montanha.
Sobre o cantor:
Lucas Adon fazia parte da passeata “Movimento Passe Livre”, quando um policial apontou a arma para ele. A cena foi fotografada e se tornou capa de seu primeiro disco, Liberdade Ltda, um pop/rock com pitadas de música brasileira.
As composições não pararam e outras canções começaram a tomar forma, com referências novas e seguindo um caminho de arranjos cuidadosos – experimentações que diferenciam do primeiro trabalho. “Do Luto à Luta” é o álbum que chega agora, dividido em duas partes. Na primeira, a grande perda faz com que o cantor viva, faixa a faixa, uma fase do luto. Na segunda, ele se reergue e vai à luta por transformações.
Formado em psicologia, Lucas Adon sempre atuou junto aos Direitos Humanos e a pessoas em situação de rua. A profissão acaba servindo como inspiração e a música pulsa no sangue desde muito cedo, já que seu pai é ex-baixista da cantora Angela Maria, além de ter feito parte do time do antigo Bambalalão – programa infantil da TV Cultura – e ter criado, em seguida, a Rádio Balangandan, também com foco nas crianças. Hoje, é ele quem acompanha o filho no baixo. Juntos, já fizeram também teatro infantil, que ficou em cartaz nos teatros e SESCs paulistanos.
Sobre o disco:
O EP anterior “Do Luto” está em todas as plataformas digitais e é a primeira parte do disco “Do Luto à Luta”, de Lucas Adon. Possui seis faixas, sendo uma correspondente ao amor idealizado e as outras cinco referentes às fases do luto: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. O primeiro single foi lançado em 2017 e chama “Se Não Fosse Você” (idealização). Em seguida, veio “Desencadeou” (raiva), com clipe veiculado na MTV e participação de artistas independentes, além do grupo Batucaps de pacientes do CAPS Mauá. “Tem, Mas Tá Em Falta” (depressão) teve clipe dirigido por Nícolas Vargas (MTV, TV Futura e outros). E “Só Carolina Não Viu” (aceitação) foi composta em parceria com a jornalista Carol Tavares.
Tem ainda “Homem das Cavernas” (barganha) e “Andorinha” (negação). As participações trazem Geo, Marina Decourt, Ricardo Herz, Antônio Ornelas, Rebeca Montanha. A segunda parte do projeto conta com Anna Tréa, Jotapê e Yasmin Olí e a banda tem Paulo Afonso Tchê, Wagner Bernardes, Felipe Dok e Buga Junior.
#ToNaMidia #ToNaMidaLive #Coberturas #Musica #Entretenimento #LucasAdon