KPIs Financeiros: Veja quais são os principais

KPI é a sigla para Key Performance Indicator. Sua tradução significa Indicadores Chave de Desempenho. São números ou índices usados para avaliar se um negócio está ou não indo bem.

Tratando-se especificamente de KPIs financeiros, são indicadores relacionados à saúde financeira da empresa. Através deles, é possível constatar se as vendas planejadas estão apresentando retornos esperados ou se será preciso readequar os próximos passos.

Saiba mais sobre os KPIs Financeiros e quais deles você deve monitorar.

Por que é importante acompanhar os indicadores financeiros?
Quando usados de forma estratégica e eficiente, os indicadores financeiros podem representar uma grande vantagem competitiva para uma empresa. Isso porque, ao começar a entender os pontos fortes e os desafios da sua empresa, é muito mais fácil desenvolver as estratégias que a levarão para a melhor direção.

Os indicadores financeiros também mostram como reduzir custos e para onde destinar mais esforços ou investimentos a fim de aumentar suas vendas ou suas margens de lucro, promovendo o crescimento da empresa.

No mais, é uma ótima maneira de unir diferentes equipes ou setores da empresa em prol dos seus objetivos estratégicos. Com o monitoramento adequado, as informações são compartilhadas e consequentemente, todos possuem respaldo para tomar as melhores decisões.

Veja quais são os principais
Separamos seis dos KPIs financeiros mais utilizados para avaliar os resultados de um negócio. Vejamos:

  1. Lucratividade: indica o quanto a empresa lucrou. Para calcular é usada a fórmula: Lucro líquido / Receita bruta x 100 = % lucratividade.
  2. Faturamento: é a soma de todas as receitas da empresa.
  3. Rentabilidade: aponta quanto os investimentos renderam em um determinado período de tempo. O cálculo é feito da seguinte forma: Lucro líquido/ Investimento x 100 = % de rentabilidade.
  4. Geração de caixa: Esse indicador nem sempre é positivo. Ele indica o valor líquido gerado em um período de tempo determinado.
  5. EBITIDA: Esse KPI aponta o lucro sem considerar as influências externas do mercado. Em português, a sigla significa lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.
  6. Custo de Aquisição de Clientes (CAC): mostra quanto a empresa gasta para adquirir um novo cliente. Quanto menor o CAC, melhor.

Apesar de parecer bem complicado, medir esses indicadores trará ótimos resultados a longo tempo para sua empresa.

Como agir quando os números não são bons?
Indicadores ruins significam que você tem que rever seus planos estratégicos. Isso pode incluir objetivos, metas e processos operacionais.

Dentre outras coisas, o fundamental é entender a fundo o que deu errado ou o que está travando seus resultados, ou seja, é preciso  compreender os motivos que levaram os KPIs a chegar nos números atuais.

Ao entender o que está travando seu crescimento, fica mais fácil saber onde investir, o que fazer para reduzir custos, quais esforços estão dando certo e precisam ser fortalecidos, entre outros benefícios.

Assim você pode reorientar as próximas ações de todas as áreas da empresa para que o cenário futuro melhore.

Uma alternativa assertiva para alavancar seus KPIs é realizar investimentos nas áreas identificadas como as mais promissoras do negócios. Ainda que para isso, você precise recorrer a um empréstimo ou financiamento externo.

Conclusão
Como você viu, acompanhar os indicadores financeiros do seu negócio é essencial para orientar uma gestão eficiente e levá-lo ao crescimento sustentável.

Isso significa que, quando os indicadores estão bons, eles apontam para as estratégias que devem continuar ou serem fortalecidas, já quando os indicadores estão ruins você saberá onde mexer, economizar e mesmo a hora certa de buscar um aporte financeiro externo.

Nesse último caso, uma opção é incluir no seu plano de ação a contratação de um empréstimo para empresa, a exemplo do crédito com garantia de imóvel, uma das modalidades mais vantajosas do mercado, com taxas de juros mais baixas e longo prazo de pagamento.

 

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