Desde de 2004, essa data, 27 de março é emblemática, isso porque a música nordestina perdia “Kara Véia” o Maior cantor de Forró de Vaquejada, aos 31 anos de idade.
Kara Véia, tirou sua própria vida em seu apartamento, com um tiro na cabeça. Ele estava em seu pai, pediu para ele ir buscar uma caneta no carro, quando o pai voltou viu seu filho no chão. Assim se encerrava a trajetória deste que seria o maior das vaquejadas.
Edvaldo José de Lima, o “Kara Veia”, nasceu em 29 de dezembro de 1973, em Chã Preta, uma pequena cidade no interior do estado de Alagoas.
De origem simples e humilde, Kara Véia, desde os 14 anos ele já cantava e fazia shows, às vezes, era pago para cantar toadas, coisa que o deixava muito feliz. Foi cuidador de cavalos e locutor de vaquejada, porém era a música que lhe inquietava, ouvia e admirava ‘Vavá Machado & Marcolino’, Os Brindões de Ouro, maior referência até então na vaquejada.
Mudou-se para Maceió já casado com Nilda, trabalhou num lava-jato e como servente de pedreiro, enquanto tentava emplacar na música.
Antes de sua carreira solo, lançou trabalho com Carlos Cavalcante, onde a maioria das canções são toadas, puxadas por “Pé de Umbuzeiro”, conta a história do vaqueiro e a árvore frutífera do sertão.
Durante 11 anos formou dupla com “Perreca”. Com um estilo diferente das bandas de forró da época, em 2001 o sucesso bateu a sua porta e emplacou o CD “Kara Véia – A Cara Metade das Vaquejadas”, vendendo mais de 80 mil cópias, número expressivo para um cantor desconhecido. Este CD trouxe seu grande sucesso “Filho Sem Sorte”, composição da dupla, Heleno Gino e Ivone Leão. Uma toada que tem a letra trágica, sobre uma mãe que morre e deixa um menino sozinho com o pai.
Ainda compunha este CD música como: “Mulher ingrata e fingida”, “Foi Você”, “Vaqueiro Violeiro”, “Boi de Carro”, “Tiraram Meu Sossego”, “Sua Ingratidão”, e “Princesa dos Montes” homenagem a sua terra natal Chã Preta.
Kara Véia, chegou ao sucesso com dedicação e muito esforço, tornando-se um grande talento musical do Nordeste, seu estilo peculiar de cantar forró de vaquejada e toadas, cada música cantada por Kara Véia, arremete alguma lembrança, um marco na vida de alguém, alguma história, certamente foi esse seu propósito aqui na terra.
Suas músicas estão no repertório qualquer artista que se preze a cantar forró de vaquejada. Vale destacar que tem vários vídeos de artistas incluindo da nova geração cantando homenageando o cantor, já a
banda Arreio de Ouro, liderada pelo cantor ‘Buscapé’, fez uma música com título de “Homenagem ao Kara Veia”.
Dia 26 de abril a Família Kara Véia, organizam a ‘2ª Vaquejada Foi Você’, lá em Chã Preta-AL, e terá show com várias atrações.
VIVA KARA VÉIA
#tonamidia #claudelopes70 #jocarsveiculos #elaboramidia #grupomarinho #onerpm #karaveia #forro #forrozeiro #cantoresdeforro #forrodevaquejada #toadas