Jardim de inverno é uns dos roteiros mais impressionantes do ano de 2022. Em sua segunda temporada, depois de anos, não se perdeu a intensidade e contextualização da mensagem que deve ser passada. Destaque para o ator Iuri Saraiva, que é o responsável por viver um personagem que faz um contra ponto com toda a dramatização da peça, não por menos, ganhador do prêmio Bibi Ferreira como ator coadjuvante.
A peça se passa em uma época pré-feminista e levanta questões como a liberdade, os padrões de vida impostos pela sociedade e a sensação de sufocamento na vida familiar. A obra foi adaptada para o cinema (em português com o título Foi Apenas Um Sonho), protagonizada por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet.
A trama retrata a vida cotidiana de April Wheeler (Bianca Bin) e seu marido Frank (Fabrício Pietro), um casal de classe média aparentemente feliz, que mora com seus dois filhos em um idílico subúrbio de uma pequena cidade nos Estados Unidos, na década de 1950. A história revela momentos intensos da vida cotidiana deste casal que ao cumprir as convenções sociais impostas sufocam seus mais profundos anseios, envenenando sonhos e aspirações. O espetáculo nos apresenta a progressiva frustração que acomete os dois, conforme assistem a suas vidas passar como um acúmulo de instantes sem sentido.
Elenco primoroso, que conversam com seus personagens, e conseguem dar a voz necessária, sendo possível identificar um realismo, como se não fosse atuação. Por isso aponto Jardim de inverno, como uns dos textos mais impressionantes desse ano.
O elenco é composto por Bianca Bin, Fabrício Pietro, Erica Montanheiro, Iuri Saraiva, Martha Meola, Ricardo Ripa, Luciano Schwab, Aline Jones, Fabiana Caruso e Lucas Amorim.
Bianca Bin e Fabrício Pietro se aprofundam de tal maneira ao viver o casal, que são capazes de criar um público questionador. E quando esse questionamento acontece, é o resultado de uma atuação com sensibilidade, trazendo o público ao palco, como se fizessem parte da história, e quem sabe, verdadeiramente não faz?
Jardim de inverno é sobre sonhos, mas também sobre frustrações. Jardim de inverno é a luz que não fazemos questão de apagar, mas depois a conta chega. O Público ao assistir se acomoda cada um em sua cadeira, mas ao final da peça, ele pode escolher continuar acomodado ou fazer alguma coisa.
Poucos textos são tão realistas como esse em cartaz no Teatro FAAP, com direção de Marco Antônio Pâmio (vencedor de três Prêmios APCA) e adaptação dramatúrgica de Fabrício Pietro, Jardim de Inverno, do escritor americano Richard Yates (1926-1992).
#ToNaMidia #GuigaDMN #JardimDeInverno