Inspire estabilidade interior

Buscamos arduamente a estabilidade. Todos os líderes procuram encontrar mais estabilidade no trabalho, na carreira e, principalmente em suas empresas.

A chave para a estabilidade, porém, é não a procurar fora de você. É inútil tentar encontrá-la na sua empresa ou em sua profissão. É preciso olhar para dentro, enxergar a si mesmo no espelho. Procure-a dentro do seu entusiasmo pelo trabalho. Às vezes aquele ânimo precisa ser construído do zero, da improvisação.

O psicólogo Nathaniel Brandem coloca a questão da seguinte forma:

“E provável que lhe tenham dito quando jovem: ‘A verdade, garoto, é que a vida não gira em torno do que você quer. O que você quer não é importante. A vida consiste em fazer o que os outros esperam de você.’ Se você aceitou essa ideia, deve estar se perguntando o que aconteceu com o seu entusiasmo pela vida.”

Pergunte-se o seguinte: eu me sinto bem comigo mesmo? Tenho orgulho da minha liderança hoje? Sinto aquela emoção maravilhosa que experimentamos ao fim de um bom dia quando sabemos que acertamos? Em caso afirmativo, essa opinião é vital (e visível) para as pessoas que eu quero motivar?

Se você pode desenvolver sua autoconfiança como líder, então pode infundir estabilidade em sua carreira. É daí que vem a verdadeira estabilidade, capaz de sobreviver a essa era de mudanças externas rápidas.

O mercado de trabalho muda, a indústria toda muda, o mundo também. A cada manhã nos deparamos com notícias, algo fundamental está diferente. Alguma coisa importante mudou e jamais será a mesma. Essas mudanças rápidas são aterrorizantes para pessoas que desejam que as coisas permaneçam iguais. Elas não conseguem dormir, e as mudanças continuam a acontecer.

Por outro lado, não há nada que motive mais as pessoas do que a presença de um líder com autoestima e estabilidade interna.

Desenvolvemos nossa autoestima aos poucos, exatamente como s=os atletas constroem sua força. Eles não o fazem da noite para o dia, e sim dia a dia, acrescentando um pouco mais de peso à barra, um pouco mais de distancia na corrida. Em pouco tempo se tornam atletas notáveis, poderosos, magníficos.

O mesmo ocorre com a liderança. Um pequeno progresso a cada dia: na comunicação, ao delegar, na liderança servidora, ao ouvir as pessoas. Conseguindo-se 1%, 2%, talvez 4% de avanço, melhor ainda. Apenas isso. Melhorando-se um pouco a cada dia.

Trata-se de um movimento consciente, e é inspirador ter um líder assim por perto.

“Tornar-se um líder é tornar-se você mesmo. É simples assim e também difícil assim.” (Warren Bennis)

fonte: Chandler, Steve – 100 maneiras de motivar as pessoas – ed. Sextante 2008 – RJ

#ToNaMidia #CasarriNetoCoach #SouLidereAgora #AutoConhecimento #InteligenciaEmocional #Lideranca #MindsetPositivo #Otimismo #Positividade #Concentração #Foco #Disciplina

 

 

 

 

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Leia Também