Search
Close this search box.

Em estreia, Sys funde MPB swingada, jazz pop, funks e percussão

“Hoje” é o primeiro single da discografia solo e autoral da escritora, cantora e compositora mineira Sys. Com letra poética e críticas afiadas às questões sociais e humanas, a música segue uma sonoridade “MPB swingada, com uma influência bem sutil de jazz pop, uma forte presença da percussão e uns toques funks ao estilo Stevie Wonder no teclado”, como a própria artista a define.

A sonoridade agitada e desenvolta de “Hoje” ambienta uma mensagem séria. “Esta música é uma peça provocativa que desafia as normas sociais e convida os ouvintes a refletirem sobre questões profundas da vida moderna. Inspirada nas minhas vivências enquanto artista na busca por estabilidade, trata de temas como desilusão, busca de identidade e resistência contra estruturas estabelecidas.”, descreveu Sys.

Os versos provocativos de “Hoje” são frutos da insatisfação que a artista viveu durante um período de sua vida. “Esta música é um produto de vários momentos em que enfrentava dificuldades para me ajustar em uma busca profissional que não fazia sentido para mim e me adequar a uma série de circunstâncias de um mundo excessivamente pragmático em que não havia espaço para aplicar o conhecimento de vida adquirido na minha trajetória acadêmica (principalmente, como estudante de filosofia) e artística.”, disse.

Escritora e compositora atuante desde 2005 (com intervalos), Sys começou na adolescência a registrar letras musicais, textos de gêneros variados e histórias. Neste período, integrou bandas e com elas tocou em bares e eventos de Belo Horizonte, sua cidade natal. Atualmente, Sys é autora de dois livros, e contribuiu em coletivos de arte independentes, antologias e revistas acadêmicas (é mestre em Filosofia pela UFMG).

Na música, Sys se dedica e nutre paixão por todos os processos: composição, gravação, produção etc. Chegou a se formar em produção musical na DJ Ban (capital paulista). Sua musicalidade é formada, em especial, por influências como indie rock, música africana, Motown/soul, trilhas instrumentais, synth-pop, música francesa, MPB, pop (mainstream e indie), eletrônica (trance e house), rock progressivo e bossa nova.

O lançamento de “Hoje” é, portanto, o resultado dessa trajetória. Com produção musical de Rafael Raseck, a canção já está disponível em todas as plataformas de streaming, enquanto outras duas músicas deverão ser lançadas nos próximos meses.

#tonamidia #claudelopes #cantorasys

COMPARTILHE
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Leita também

a) Cole no código-fonte do seu site, próximo à parte inferior, pouco antes, ex: da mesma forma que você insere o script/código do google analytics. b) Caso você esteja usando banners, você também precisa adicionar a tag: