OutletBelleMoveis760x225_ToNaMidia
TBTdoForroNoCasteloShowEmOSasco-10_ToNaMidia
previous arrow
next arrow

“El Pavuna” faz sua estreia fonográfica no dia do Samba com feat. Jorge Aragão

Principal nome na roda de samba “Feirinha do Pavuna”, que acontece mensalmente na Zona Norte carioca, e revelado como sambista no projeto “Aos Novos Compositores”, o cantor e compositor El Pavuna lança seu primeiro álbum no Dia do Samba. Com repertório majoritariamente autoral e participação especial de Jorge Aragão, além de arranjos e produção de Wilson Prateado, “Vide o Céu da Zona Norte às Cinco e Meia” já está disponível nos aplicativos de música, com distribuição da ONErpm. O show de lançamento acontece dia 15 de dezembro, no Beco do Rato, na Lapa (RJ), com participações especiais de Teresa Cristina, Will Freitas e Cassiana Pérola Negra.

Existe um momento de troca de céus, que se evidencia de forma solene e vaidosa em determinadas épocas e estações do ano, que é quando o sol chega ou sai, trocando de lugar com a lua, numa espécie de balé exibicionista. Normalmente, para quem presta atenção, em dias de céu aberto e limpo, especialmente no alto dos mirantes localizados em comunidades da Zona Norte do Rio de Janeiro, como a Pavuna, pode-se observar a luz mais bonita, a que reflete mais cores – e isso acontece por volta das cinco e meia. Da manhã e da tarde.

Não por mera coincidência, o título e a capa do primeiro álbum de estúdio do cantor e compositor carioca El Pavuna fazem referência justamente a esse momento especial, quando tons quentes se fundem na paleta que representa seu primeiro registro oficial maduro e que sempre tingiu seus caminhos no trajeto da Pavuna, extremo Norte da cidade, passando pela Lapa e pelo Centro, até chegar à Zona Sul. Cinco e meia da tarde é hora de sair para tocar. Cinco e meia da manhã é hora de voltar para casa. E tudo mais que acontece neste intervalo é Samba.

El Pavuna nasceu e foi criado no bairro homônimo do Rio de Janeiro, onde mensalmente realiza uma roda de samba gratuita intitulada “Feirinha do Pavuna”, que já faz parte do calendário local. Entretanto, essa é a primeira vez que o jovem cantor e compositor lança um álbum de carreira. “Vide o Céu da Zona Norte às Cinco e Meia” é quase como um enredo escrito, narrado e cantado pelo jovem artista, sobre suas próprias memórias, referências, escolhas e vontades.

Da relação com o projeto “Aos Novos Compositores”, criado em 2015 e que acontece quinzenalmente no Beco do Rato, na Lapa (RJ), surgiu a ideia de convidar Jorge Aragão, nome consagrado desde a fundação do Grupo Fundo de Quintal, para dividir com El Pavuna a faixa que batiza o coletivo de compositores. “Aos Novos Compositores” foi composta por Arlindo Cruz, Acyr Marques e Chiquinho Vírgula, e vigora neste álbum como um pedido de benção para sua aproximação com os bambas. Aquela boa e velha atitude de respeito, tradicionalmente praticada por aqueles que “estão chegando” com aqueles que “já chegaram”. Aragão é uma das maiores influências de El Pavuna, e inclusive é citado na letra de uma de suas canções.

Da safra autoral, destacam-se principalmente duas linhas, muito presentes nas composições do artista, escolhidas para este registro: o samba de partido alto, pautado pela alegria, pela brincadeira e pelo bom humor; e o samba canção, declamado e bem romântico, com refrãos que conseguem tocar fundo nos corações. Um bom exemplo é a faixa “O Amor Não Vai Morrer” (El Pavuna), um samba romântico, escolhido para apresentar o compositor, que traz aquela aura de hit, com refrão em coro engrossado e notas melódicas bem marcantes. Daquelas canções feitas para lembrar de alguém.

El Pavuna ouvia muito os grupos de pagode que fizeram sucesso nos anos 90 e essa é uma referência bastante presente em suas músicas. Mas outras referências também fazem parte deste universo. Dentre as releituras, temos “O Vencedor”, de Marcelo Camelo, sucesso gravado da banda Los Hermanos, e “O Couro Vai Comer”, composição de Carica e Prateado, gravada pelo Grupo Sensação.

#ToNaMidia #ClaudeLopes #ElPavuna #JorgeAragao #WilsonPrateado

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Leita também