Search
Close this search box.

Do Frevo ao Samba, do Maracatu ao Axé: A pluralidade de Charles Theone

Nascido em Inajá, no Sertão Pernambucano, o cantor, ator, poeta, compositor e grande expoente da música Charles Theone, traz a sua musicalidade com uma mistura de ritmos que construiu sua identidade. No ano de 2023, onde celebra 30 anos de carreira, Theone está presente em Recife, Olinda, Belo Horizonte e Salvador.

O multiartista é o homenageado do Maracatu Nação Maracambuco , fundado em 1993, ano em que Theone iniciou sua carreira artística no Maracatu Nação Pernambuco, em Olinda, onde foi vocalista por 10 anos e viajou mais de 100 cidades da Europa. “É uma honra ser homenageado por esse maracatu que admiro tanto e que só traz boas energias. Uma família que me acompanha desde o início da minha carreira. Só gratidão”, conta Charles.

Já na cidade irmã, Recife, o pernambucano compôs a música Galo Misterioso, gravado por Gustavo Travassos, em homenagem ao fundador do Galo da Madrugada, Enéas Freire. “Galo Misterioso é um retrato da minha vida. Na minha adolescência assistia tudo pela TV, ainda no Sertão. Todo o encanto visualizado pela magia e mistério desse bloco ficou na memória e agora trago nessa letra. A maior honra acontece ainda em ter ela cantada com Gustavo Travassos, grande amigo e figura que tem a cara do Galo, que vive isso desde os primeiros momentos” conta Theone.

Do Sertão do Moxotó, Theone tem em sua arte toda diversidade poética das tribos indígenas, quilombolas, aboios, um verdadeiro caldeirão poético, artístico e cultural, bebendo da efervescência vivenciada diretamente das feiras de interior, fonte artística e que inspira o artista.

As conquistas e reconhecimento de Theone ultrapassam as barreiras do Estado. O samba enredo ‘Braços abertos, celebrando a vida’, que conta a história do artista plástico Ed Ribeiro, reconhecido nacional e internacionalmente como ‘Pintor dos Orixás’, chegou às plataformas digitais em Janeiro. A canção foi composta por Charles Theone, com Carlinhos Brown, Altay Veloso e Lado Raízes. “Esse samba enredo é uma benção musical em homenagem a um dos grandes nomes e símbolo das artes plásticas contemporâneas. Ed Ribeiro é um irmão querido que Deus me presenteou. A nossa conexão é divina e vem com a benção dos Orixás”, declara Theone. A composição é o tema do Samba Enredo da Escola de Samba Raio de Sol, de Belo Horizonte.

Recentemente, o poeta viajou para Paris onde participou da 20ª edição da Lavagem da Madalaine. O cortejo reuniu pelas ruas de Paris cerca de 15 mil pessoas. Theone compôs um hino para uma festa cultural da Europa. A música “Madalena Abençoar”, é uma parceria com Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Jau, Tonho Matéria, Márcia Freire e Roberto Chaves.

O single será lançado ainda no primeiro semestre de 2023. “Estou muito feliz com esse novo momento e venho trabalhando bastante em novas composições e projetos. Depois de tanto tempo, Madalena Abençoar vai ser lançada na voz desses grandes artistas”, celebra o cantor e compositor. A conexão entre Recife, Bahia e Paris destaca a tropicalidade musical que vem colorindo o mundo através das novas composições de Charles Theone. “Lembro como se fosse hoje quando nasceu a música Madalena Abençoar, foi lindo e emocionante ouvir em cima do trio elétrico o povo cantar o refrão ‘Vem pra cá pra ver Madalena Abençoar’. Fizemos o chão tremer nas ruas históricas de Paris ao som do trio elétrico com muito swing do Axé ao Maracatu, do Frevo ao Samba-Reggae”, relembra.

 

#ToNaMidia #SuaImprensa #CharlesTheone

COMPARTILHE
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Leita também

a) Cole no código-fonte do seu site, próximo à parte inferior, pouco antes, ex: da mesma forma que você insere o script/código do google analytics. b) Caso você esteja usando banners, você também precisa adicionar a tag: