Search
Close this search box.

“Donos e as Vítimas” assim que sua equipe se dividem

As pessoas da sua equipe se dividem em duas categorias: Donos e Vítimas.

Os donos assumes total responsabilidade por sua felicidade, já as vítimas se escondem atrás de suas infelicidades, culpando os outros e as circunstâncias por seus problemas. Os Donos comandam sua reação diante de qualquer situação. As Vítimas, por sua vez, culpam o acaso.

Identifique quem são os Donos e as Vítimas na sua equipe. Com os Donos não é necessário gastar muita energia para motivá-los, pois geralmente eles são auto motivados. É preciso apenas canalizar essa motivação para a direção certa.

Com as Vítimas você precisa utilizar empatia. Seja paciente e solidário, mas sem aceitar seus pontos de vistas. Mostre-lhes o outro lado. Explique. Deixe-os verem com seus próprios olhos que uma nova atitude trás melhores resultados.

Três coisas básicas que você pode fazer:

1 – Recompense a qualidade de Dono sempre que a vir.

2 – Seja um Dono você mesmo.

3 – Assuma total responsabilidade pelo moral e pelo desempenho da sua equipe.

Seja realista, honesto e otimista. Quando você dá o exemplo, aprecia, destaca e recompensa as qualidades de Dono dos seus funcionários, fica difícil para as pessoas bancarem a Vítima.

Bancar a Vítima é uma forma de manipulação. Não aceite isso como um ponto de vista válido, e lembre-se que o “Senso de Dono” deve ser cultivado pelo próprio dono, mas você pode encorajar, alimentar e comemorar qualquer atitude positiva neste sentido. Assim o “Senso de Dono” pode florescer.

“O que seguem a parte de si mesmo que é grande se tornarão grandes. Os que seguem a parte que é pequena se tornarão pequenos.” Mêncio, filósofo chinês.

#ToNaMidia #CasarriNetoCoach #SouLidereAgora #AutoConhecimento #InteligenciaEmocional #Lideranca #MindsetPositivo #Otimismo #Positividade

 

COMPARTILHE
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Leita também

a) Cole no código-fonte do seu site, próximo à parte inferior, pouco antes, ex: da mesma forma que você insere o script/código do google analytics. b) Caso você esteja usando banners, você também precisa adicionar a tag: