As pessoas da sua equipe se dividem em duas categorias: Donos e Vítimas.
Os donos assumes total responsabilidade por sua felicidade, já as vítimas se escondem atrás de suas infelicidades, culpando os outros e as circunstâncias por seus problemas. Os Donos comandam sua reação diante de qualquer situação. As Vítimas, por sua vez, culpam o acaso.
Identifique quem são os Donos e as Vítimas na sua equipe. Com os Donos não é necessário gastar muita energia para motivá-los, pois geralmente eles são auto motivados. É preciso apenas canalizar essa motivação para a direção certa.
Com as Vítimas você precisa utilizar empatia. Seja paciente e solidário, mas sem aceitar seus pontos de vistas. Mostre-lhes o outro lado. Explique. Deixe-os verem com seus próprios olhos que uma nova atitude trás melhores resultados.
Três coisas básicas que você pode fazer:
1 – Recompense a qualidade de Dono sempre que a vir.
2 – Seja um Dono você mesmo.
3 – Assuma total responsabilidade pelo moral e pelo desempenho da sua equipe.
Seja realista, honesto e otimista. Quando você dá o exemplo, aprecia, destaca e recompensa as qualidades de Dono dos seus funcionários, fica difícil para as pessoas bancarem a Vítima.
Bancar a Vítima é uma forma de manipulação. Não aceite isso como um ponto de vista válido, e lembre-se que o “Senso de Dono” deve ser cultivado pelo próprio dono, mas você pode encorajar, alimentar e comemorar qualquer atitude positiva neste sentido. Assim o “Senso de Dono” pode florescer.
“O que seguem a parte de si mesmo que é grande se tornarão grandes. Os que seguem a parte que é pequena se tornarão pequenos.” Mêncio, filósofo chinês.
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