Influenciadores digitais estão por toda parte: desde as campanhas publicitárias de diferentes marcas de luxo até as contas sociais dos millennials.
Embora existam diferentes tipos de influenciadores no mundo, em todas as áreas do mundo digital, existem algumas características comuns.
Para qualquer tipo de empresa, e em particular para marcas de consumo, é aconselhável aproveitar a grande popularidade dos influenciadores digitais.
Seu trabalho nas mídias sociais é capaz de atrair uma comunidade muito grande de seguidores leais.
Por isso, um influenciador é capaz de ajudar marcas que apostam em diferentes objetivos.
Confira aqui, as principais características dos influenciadores digitais.
O que você ganha com um influenciador digital?
Uma marca ou empresa que aposta em influenciadores digitais pode obter:
- Traga tráfego para o seu site.
- Aumento de vendas.
- Aumento de conscientização da marca.
A colaboração de marca-influenciador está gerando várias mudanças no mundo do marketing digital. Você pode conhecer influenciadores de vários tipos.
E cada um deles transmite algo diferente aos seus seguidores. Os tipos mais conhecidos de influenciadores são: como ficar famoso no Instagram.
Influenciadores são referência quando se trata de marketing digital.
Há diferentes tipos de influenciadores digitais. Cada um transmite algo diferente a seus seguidores.
Alguns tipos de influenciadores mais conhecidos:
- Líder de opinião. Estes são os influenciadores mais conhecidos. São pessoas que, em muitos casos, sem a marca solicitando, publicam avaliações positivas sobre a empresa. São pessoas que têm uma opinião objetiva e são capazes de influenciar outras pessoas. Dessa forma, os seguidores têm a oportunidade de saber tudo sobre a marca proposta e se tornar potenciais clientes.
- Celebridade. Esse tipo de influenciador sempre existiu. São pessoas famosas em diferentes áreas. Geralmente eles já são conhecidos antes da abordagem ao mundo digital. Embora, todos os dias, novas celebridades nasçam do digital. Eles normalmente conseguem bons contratos com diferentes marcas para oferecer conselhos temáticos aos seus seguidores.
- Gurus. É um termo que pode identificar dois tipos de influenciadores. Por um lado, em um sentido literal, são profissionais de uma determinada área que publicam conteúdos de treinamento através das mídias sociais. Compartilhar seus conhecimentos os transforma em líderes comunitários concretos interessados nos temas em que são especialistas. Por outro lado, aqueles que buscam ser gurus também são considerados gurus. Em alguns casos, eles são capazes de agrupar grandes quantidades de seguidores. Obviamente, quando eles têm que provar seu conhecimento, fica claro que eles são vendedores de fumaça.
Todos os tipos de influenciadores usam diferentes plataformas como Facebook, Youtube ou Instagram para ganhar notoriedade e atenção.
O melhor é que os influenciadores são sociais e específicos.
Existem algumas características comuns a todos os influenciadores. Aqui estão 6 características dos influenciadores digitais:
1- Confiança
Um dos aspectos mais importantes que um influencer deve considerar e saber transmitir aos seus seguidores é a confiança. No final, hoje em dia, existem várias plataformas onde as pessoas abrem contas diariamente para falar sobre diferentes temas.
Para poder emergir em relação a um tema específico, aumentando seus seguidores diariamente, você deve ter características únicas e particulares.
Algo que convença os usuários a segui-lo e assinar seu perfil ou canal.
Uma dessas características é a confiança que você é capaz de transmitir. Se um usuário aprecia o que você compartilha e confia em você, ele provavelmente começará a segui-lo.
Se, pelo contrário, uma pessoa não é capaz de transmitir confiança suficiente, é improvável que ela seja capaz de se transformar em uma influenciadora digital.
Existem muitas maneiras de gerar confiança nos seguidores. Uma boa maneira de fazer isso é, ao colaborar com uma marca, testar produtos e compartilhar sua experiência com outros usuários.
Por exemplo, as seguidoras mais famosas como Virginia Fonseca, mostra aos seus seguidores como ela usa um produto de uma marca com a qual está colaborando.
Dessa forma, os seguidores se sentirão mais próximos da marca e do blog, devido à transparência demonstrada.
2- Habilidades de comunicação
Uma das principais características dos influenciadores digitais é saber se comunicar efetivamente com seus seguidores.
De fato, a capacidade nata de socializar e se comunicar faz com que o número de seguidores aumente diariamente.
Esse recurso faz com que os usuários se sintam mais interessados nos produtos que estão sendo compartilhados.
Porque, claro, ninguém gosta de ler um artigo ou assistir a um vídeo de uma pessoa que não sabe como se comunicar.
Além disso, esse recurso é essencial para qualquer negócio que queira usar influenciadores digitais para promover suas campanhas ou seus produtos ou serviços.
A arte de se comunicar é muito importante e as marcas precisam de uma pessoa que possa fazê-lo.
3- Conhecimento
Outra das características dos influenciadores digitais apreciados pelos usuários é o conhecimento sobre um tema específico.
Hoje em dia existem canais de todos os tipos e, claro, influenciadores diferentes.
Muitas pessoas seguem uma conta para se divertir assistindo vídeos ou fotos.
Mas há outras pessoas que estão interessadas em temas concretos e estão procurando influenciadores que possam propor conteúdo interessante e consistente sobre seus interesses.
São diversos profissionais que lidam com temas muito diferentes em relação ao conhecimento.
Geralmente, as pessoas que lidam com tópicos específicos usam plataformas como Youtube ou blogs.
4- Reciprocidade e contato
Outra das características dos influenciadores digitais é a reciprocidade ou contato que eles têm com seus seguidores. Geralmente pessoas influentes tentam cuidar de cada detalhe sobre suas contas. E eles tentam manter contato respondendo rapidamente às perguntas de seus seguidores.
Da mesma forma, a maioria dos influenciadores que gerenciam uma conta no Youtube programam seus vídeos conforme solicitado pelos seguidores.
Isso significa que os seguidores são ouvidos e comentam o que gostariam de ver ou ler no blog ou canal, selo de verificação Instagram.
Este é um ponto positivo, é algo que os seguidores apreciam, sentindo-se considerados. No final, é um fator fundamental para se transformar em um verdadeiro influenciador.
5- Consistência
Outra das características dos influenciadores digitais é a consistência. Este é um elemento muito importante para permitir que você mantenha seu status como um influenciador.
Não importa a plataforma utilizada: Instagram, Youtube, Twitter ou blog.
Um influenciador deve ter um plano de publicação pré-estabelecido para que os seguidores tenham a certeza de que publicarão o conteúdo gradualmente, com o agendamento pré-estabelecido.
Se, por outro lado, uma pessoa publicar, por exemplo, dois conteúdos em uma semana e depois deixar passar um mês antes de publicar outras notícias, sem um pedido específico, os seguidores ficarão confusos.
Esse caos é motivo mais do que suficiente para o usuário se desinteressar.
Então, a consistência é outro traço característico dos influenciadores digitais.
Uma boa maneira de garantir aos seguidores que há uma periodicidade concreta.
6- Semelhança
Outro dos traços que os usuários realmente apreciam e procuram em influenciadores digitais é a semelhança.
Ou seja, eles tentam se sentir como eles, tentam encontrar algo em comum e copiá-los.
Esse recurso é um ponto positivo para qualquer influenciador, pois faz com que as pessoas queiram acompanhá-los e saber tudo sobre eles.
Essas são as seis características mais comuns dos influenciadores digitais. Obviamente existem outros aspectos, dependendo do tema abordado ou da plataforma utilizada.
Se esse é o seu sonho, e você deseja se tornar um influenciador digital, saiba que a Sua imprensa pode te ajudar.
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