Como ter sucesso em um canal de música no YouTube

Para novos músicos, divulgar seu trabalho é um dos maiores desafios. Uma solução viável é o YouTube – mas você sabe como ter sucesso em um canal de música no YouTube? Além de tomar alguns cuidados na captação e na edição do material, é importante conhecer as regras de direitos autorais da plataforma.

Assim, você consegue mostrar um pouco do seu trabalho sem precisar fazer grandes investimentos, utilizando uma plataforma gratuita.

Veja como ter sucesso em um canal de música no YouTube, a seguir!

Cuidados na captação
Por mais que seja prático captar o som da banda tocando em conjunto, é muito comum que problemas com o áudio aconteçam, como picos de volume ou aquela sensação de algo “rachando”.

Para evitar essa situação, o ideal é tomar alguns cuidados na captação. O melhor cenário é utilizar um estúdio de gravação, para que cada instrumento seja captado separadamente.

Se essa não for uma possibilidade para sua banda, por conta de custos, você pode seguir a ideia de gravar cada instrumento de uma vez, mas em um ambiente silencioso e com pouca reverberação.

Para deixar o som mais limpo, vale utilizar algum tipo de microfone, como o de lapela ou peluciado. Isso ajuda a eliminar ruídos, sem precisar de edição.

Ao final, grave cenas com todos da banda tocando a música. Esses registros serão importantes na próxima etapa.

Faça uma boa edição
Depois de ter todo esse material captado, é hora de juntar as cenas e os sons em um programa de edição de vídeo.

Um bom YouTube vídeo editor para músicos é aquele que permite trabalhar com várias camadas, já que você terá cada linha de instrumento gravada separadamente.

Uma dica de plataforma é o InVideo, que foi criado com foco em quem quer produzir conteúdo para a internet.

Por conta disso, o programa permite que o usuário trabalhe com várias camadas e ainda utilize recursos visuais, como a inserção de tags e legendas, ideal para identificar o nome da banda, a música e as redes sociais dos integrantes.

Vale conferir uma área do InVideo com modelos pré-configurados, que é interessante para vídeos de fotos, por exemplo.

Gere vídeos menores para outras redes
Ainda que a ideia seja ter sucesso em um canal de música no YouTube, você pode aproveitar esse material para gerar conteúdo para as outras redes sociais.

Para isso, é importante conhecer os tamanhos de vídeos das redes sociais, uma vez que cada plataforma conta com configurações específicas.

Lembre-se também de tomar cuidado em relação ao tempo. Os vídeos do feed do Instagram, por exemplo, tem limite máximo de um minuto.

Nesse caso, você pode inserir uma legenda ao final do vídeo, convidando para conferir a música completa no YouTube.

Detalhes ao enviar o seu vídeo
Até os pequenos detalhes importam para ter sucesso em um canal de música no YouTube. São cuidados simples que você deve ter na hora de enviar o vídeo para a plataforma.

Para começar, nomeie o arquivo de vídeo com a música e a banda. Se for um som cover de algum artista, acrescente cover ao final. Essa identificação ajuda o sistema do YouTube a indexar seu conteúdo.

A descrição do vídeo também é importante. Nela, você pode incluir o nome da música e da banda, a letra da composição, além dos contatos de cada integrante.

Tenha em mente que somente os primeiros caracteres da descrição do seu vídeo vão aparecer nos resultados de pesquisas do YouTube. Por isso, capriche nessa parte inicial do box de informações.

Use o espaço de tags do YouTube para incluir palavras-chave que tenham relação com o conteúdo do vídeo.

Por fim, não se esqueça da thumbnail, a capa do vídeo. Busque meios de criar uma thumbnail capaz de captar a atenção do público.

De olho nos direitos autorais no YouTube
Nos últimos anos, o YouTube mudou suas diretrizes para proteger os direitos autorais de artistas e gravadoras.

Por conta disso, é importante entender como o tema funciona na plataforma. O próprio YouTube disponibiliza aulas sobre direitos autorais.

Mas, de forma resumida, o que você precisa saber é que composições próprias, da sua banda, podem ser publicadas sem complicações.

Agora, se o objetivo for divulgar um cover, saiba que a gravadora pode reivindicar os direitos autorais do vídeo, fazendo com que o dinheiro obtido por meio da monetização vá para a gravadora.

Nesse caso, cabe aos músicos avaliarem o que vale mais a pena: perder direitos, mas ganhar em divulgação, ou optar por ser totalmente autoral.

Ter sucesso em um canal de música no YouTube não é das tarefas mais fáceis, mas essa é uma ótima plataforma para quem está começando.

A dica é aproveitar todos os recursos disponíveis para apresentar o seu som na internet. Afinal, este é um investimento pequeno para o potencial que a plataforma oferece.

#ToNaMidia #AldairDosSantos #Comotersucesso

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Leia Também