Faz parte do dia a dia de líder, lidar com as negatividades. Isso é inevitável. Sendo assim o melhor a fazer é lidar com isso da melhor maneira possível.
Aristóteles, filósofo grego, disse: “A melhor maneira de evitar as críticas, é não fazer nada, não falar nada, e não ser nada.”
Só que quem quer se tornar um líder ou já é líder não tem essa opção, então o que fazer?
“A melhor maneira de evitar as críticas, é não fazer nada, não falar nada, e não ser nada.”
Vamos dividir esse processo em quatro etapas para ajudá-lo a lidar com as críticas.
1º) Conheça-se e seja realista.
A condição de líder já lhe garante críticas automáticas, mas saiba que as críticas não são para a sua pessoa e sim para a posição que você ocupa. Saiba separar as duas coisas e não leve para o lado pessoal. Isso só é possível quando você se conhece bem. Benjamin Franklin disse: “Há três coisas muito duras: aço, diamante e autoconhecimento.” Sendo assim, o esforço dispendido no autoconhecimento vale muito a pena.
“Há três coisas muito duras: aço, diamante e autoconhecimento.”
2º) Mude, seja responsável.
Quando a crítica que vc recebe é verdadeira, é preciso assumir a responsabilidade e agir. Quando vc admite as suas fraquezas e reage positivamente às críticas que recebe, vc está provocando mudanças positivas em vc mesmo. Só é possível mudar para melhor quando abrimos o coração para o aperfeiçoamento pessoal.
A primeira reação natural para as críticas, geralmente não é boa. Nos magoamos e muitas vezes até nos zangamos com elas. Mas é preciso refletir se a crítica é construtiva ou destrutiva. Há quem diga que “crítica construtiva é quando eu critico você, e a destrutiva é quando você me critica!”
“Crítica construtiva é quando eu critico você, e a destrutiva é quando você me critica!”
3º) Aceite-se como é, seja maduro.
Para ser a melhor pessoa possível, e o melhor líder que existe em você, seja você mesmo. Quando você se aceita da forma que é, você sabe que pode mudar, e ter essa consciência é fundamental para saber como lidar com as críticas que recebe.
Se você se preocupa demais com o que os outros pensam a seu respeito, significa que você acredita mais na opinião deles do que a sua.
“A confiança verdadeira é o resultado do autoconhecimento e da aceitação dos seus pontos fortes e dos seus limites. É o contraponto da dependência de palavras alheias.” Judith Bardwick
“A confiança verdadeira é o resultado do autoconhecimento e da aceitação dos seus pontos fortes e dos seus limites. É o contraponto da dependência de palavras alheias.”
4º) Esqueça a si mesmo, seja firme.
Pare de se concentrar em você, não se preocupe com o que o mundo pensa a seu respeito, e passe a se concentrar nos outros. Não perca tempo se preocupando com o que o mundo pensa. Ser seguro em relação a quem você é, permite-lhe assumir uma atitude de positividade com aqueles com quem se relacionar.
Você não precisa se preocupar em se defender das críticas que recebe, mas não pode perder a oportunidade de agir no sentido de fazer aquilo que precisa ser feito para evitá-las.
“Deus ajudará você a ser tudo que é capaz de ser, mas Ele nunca permitirá que você seja bem sucedido tentando ser outra pessoa.” Joyce Meyer
Não podemos fazer mais do que tentar ser o melhor que podemos ser, e quando fazemos isso como líderes, estamos doando nosso melhor ao outro.
Texto adaptado do livro O Livro de Ouro da Liderança, de John C. Maxwell
João Casarri Neto, é Economista, Consultor de RH, Analista Comportamental DISC, Practitioner PNL, Leader, Professional and Executive Coach pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching
#ToNaMidia #CasarriNetoCoach #SouLidereAgora #AutoConhecimento #InteligenciaEmocional #Lideranca #MindsetPositivo #Otimismo #Positividade