Como incentivar a alfabetização

A educação infantil é o ponto auge do movimento do aprendizado e para auxiliar nesse processo é preciso ter as atividades de alfabetização.

Esse movimento dentro da educação infantil é importante, pois as crianças precisam estar sendo estimuladas com atividades que agreguem memórias e  fácil assimilação.

Pois,  estimular toda essa lógica não pode ser uma coisa tão formal, se é para  crianças precisa ocorrer de maneira mais natural.

Porém, se forem aplicadas atividades  de dez minutos por dia  já é possível estar  trabalhando a alfabetização da criança, mas precisa ser de forma contínua.

Quer saber mais sobre esse assunto e ficar por dentro dessas informações tão interessantes? Continue lendo nosso post e aproveite.

Incentivar alfabetização: veja dicas
Para incentivar a alfabetização das crianças, existem muitas maneiras como, por exemplo, dicas fáceis para serem usadas tanto no dia a dia escolar quanto nas atividades em casa com os pais.

O ideal é que as crianças comecem esse processo o mais cedo possível, mesmo em casa e quando forem para o pré-escolar. Dessa forma, já estarão conhecendo algumas letras e formando até algumas palavras.

Contudo, é a partir da idade de três, quatro ou cinco anos é que se estimula muito a alfabetização.

Você pode fazer com suas crianças, nessa faixa etária, muitas brincadeiras e atividades de alfabetização que irão incrementar o aprendizado delas.

A letra é um passo fundamental para a estimulação das habilidades de leitura e escrita na alfabetização é a estimulação da consciência fonológica.

Além disso, a consciência fonológica e a percepção da sonoridade das palavras, é a  trilha de exercícios  para  fazer com que as crianças estejam estimuladas ao processo de consciência fonológica de uma forma lúdica.

Incentivando a alfabetização: com  dicas para auxiliar  no processo de aprendizagem
A primeira dica é trabalhar com rima. Sabe aquela música: fui ao mercado comprar café e a formiguinha subiu no meu pé?  Cantando e  fazendo sonoridade.

Além disso, quando se brinca  com a rima, está brincando com o som das palavras, e assim a criança começa a perceber que existem palavras que têm sons parecidos Atividades para Educação Infantil.

É possível também brincar com figuras que rimam, por exemplo:

  • panela e canela;
  • não e caminhão.

E quando se faz essa sonoridade  fica evidente as palavrinhas parecidas. Dessa forma, as crianças começam a perceber que as palavras possuem som.

2 dica é trabalhar  com pedaços de palavras, como é isso?

A ideia é brincar com as palavras tanto grandes como pequenas, imaginando  que elas têm  pedaços, como, por exemplo, a palavra bolo essa palavra tem dois pedaços o “BO” e o “LO”.

Toda vez que se trabalha com as atividades com sílabas a criança percebe que tem dois pedaços chamados de sílabas.

Além disso, também pode fazer ao contrário, por exemplo, pode falar a palavra para  criança, e ela dizer os pedaços que essa palavra tem, isso se chama de síntese silábica.

Em outras palavras, com essas atividades de alfabetização fica fácil o aluno assimilar e juntar as sílabas  para formar palavras,  pode ser usado aqui gravuras com  as sílabas.

Essas atividades com sílabas são muito importantes e chama-se aliteração que trabalha    brincando, por exemplo:

  • abacaxi que começa com A, com o som ele já está falando a letra e som;
  • laranja Lá, e  pode ir brincando e aumentando vocabulário dessa criança;

E trabalhando com letras, com manipulação de sons e consciência fonológica a partir dos tês anos, e com isso alcançar  os pré-requisitos e as probabilidades da leitura e escrita.

É um período de extrema importância no aprendizado, a partir daí ler e escrever e ajudar a criança  no mundo das letras de uma outra forma.

Esse processo de ensino com brincadeiras é uma das melhores formas para incentivar a alfabetização,  com atividades com sílabas,  para educação infantil geralmente dá o melhor resultado quando tem cores e brincadeiras.

Como incentivar a alfabetização: veja mais detalhes
Ao incentivar a alfabetização a criança começa logo cedo a reconhecer letras, números e sílabas e montar o mundo das palavras.

Contudo, nem sempre esse processo é fácil para todas as crianças,  muitas escolas iniciam o processo de alfabetização aos quatro ou cinco anos.

Ou quando eles consideram que a criança está pronta, ou seja, aos sete anos  a criança terá até os nove anos para dominar a leitura e a escrita, e cada criança tem o seu tempo.

Os pais ficam muito ansiosos para que os filhos aprendam logo a ler, escrever e conhecer palavras, mas isso não é impossível, com dicas a criança, mesmo bem pequena, já começa a participar das Atividades para Educação Infantil.

Muitas vezes as crianças são muito incentivadas em casa como, por exemplo, quando a mãe vai fazer uma lista de supermercado e a criança acaba auxiliando, ela reconhece algumas letras e palavras.

Nosso dia a dia é repleto de situações de leitura e escrita, então tire o máximo de proveito disso, pois esse processo de atividades com sílabas ajudam muito a incentivar a alfabetização da criança.

Outra dica bem interessante para incentivar a alfabetização da criança é ter caixas com etiquetas e contida nelas os brinquedos que estão dentro por exemplo:

  • caixa de boneca;
  • caixa com bolinhas;
  • caixa de dados;
  • caixa de lápis.

Toda vez que a criança vai abrir a caixa ela tem que olhar a palavra que está escrito antes de escolher o que quer pegar.

Conclusão
Como vimos anteriormente, há muitas maneiras de incentivar a alfabetização de uma criança e tornar tudo divertido para que ela não esqueça mais.

O uso de atividades com alfabeto são muito importantes para a assimilação, e assim a criança consegue recordar quais letras formam cada palavra.

Essas brincadeiras são ótimas ferramentas para  ajudar na alfabetização, para brincar de forca, de caça-palavras, de escolinha e deixar a criança ser o professor.

Além disso, ensinar  é aprender duas vezes, então com essa brincadeira a criança vai demonstrar o que já assimilou.

Convidamos para que você  volte a colher informações do nosso post, e aproveite todas elas para incentivar a alfabetização das crianças.

#ToNaMidia #SuaImprensa

 

 

 

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Leita também