A educação infantil é o ponto auge do movimento do aprendizado e para auxiliar nesse processo é preciso ter as atividades de alfabetização.
Esse movimento dentro da educação infantil é importante, pois as crianças precisam estar sendo estimuladas com atividades que agreguem memórias e fácil assimilação.
Pois, estimular toda essa lógica não pode ser uma coisa tão formal, se é para crianças precisa ocorrer de maneira mais natural.
Porém, se forem aplicadas atividades de dez minutos por dia já é possível estar trabalhando a alfabetização da criança, mas precisa ser de forma contínua.
Quer saber mais sobre esse assunto e ficar por dentro dessas informações tão interessantes? Continue lendo nosso post e aproveite.
Incentivar alfabetização: veja dicas
Para incentivar a alfabetização das crianças, existem muitas maneiras como, por exemplo, dicas fáceis para serem usadas tanto no dia a dia escolar quanto nas atividades em casa com os pais.
O ideal é que as crianças comecem esse processo o mais cedo possível, mesmo em casa e quando forem para o pré-escolar. Dessa forma, já estarão conhecendo algumas letras e formando até algumas palavras.
Contudo, é a partir da idade de três, quatro ou cinco anos é que se estimula muito a alfabetização.
Você pode fazer com suas crianças, nessa faixa etária, muitas brincadeiras e atividades de alfabetização que irão incrementar o aprendizado delas.
A letra é um passo fundamental para a estimulação das habilidades de leitura e escrita na alfabetização é a estimulação da consciência fonológica.
Além disso, a consciência fonológica e a percepção da sonoridade das palavras, é a trilha de exercícios para fazer com que as crianças estejam estimuladas ao processo de consciência fonológica de uma forma lúdica.
Incentivando a alfabetização: com dicas para auxiliar no processo de aprendizagem
A primeira dica é trabalhar com rima. Sabe aquela música: fui ao mercado comprar café e a formiguinha subiu no meu pé? Cantando e fazendo sonoridade.
Além disso, quando se brinca com a rima, está brincando com o som das palavras, e assim a criança começa a perceber que existem palavras que têm sons parecidos Atividades para Educação Infantil.
É possível também brincar com figuras que rimam, por exemplo:
- panela e canela;
- não e caminhão.
E quando se faz essa sonoridade fica evidente as palavrinhas parecidas. Dessa forma, as crianças começam a perceber que as palavras possuem som.
2 dica é trabalhar com pedaços de palavras, como é isso?
A ideia é brincar com as palavras tanto grandes como pequenas, imaginando que elas têm pedaços, como, por exemplo, a palavra bolo essa palavra tem dois pedaços o “BO” e o “LO”.
Toda vez que se trabalha com as atividades com sílabas a criança percebe que tem dois pedaços chamados de sílabas.
Além disso, também pode fazer ao contrário, por exemplo, pode falar a palavra para criança, e ela dizer os pedaços que essa palavra tem, isso se chama de síntese silábica.
Em outras palavras, com essas atividades de alfabetização fica fácil o aluno assimilar e juntar as sílabas para formar palavras, pode ser usado aqui gravuras com as sílabas.
Essas atividades com sílabas são muito importantes e chama-se aliteração que trabalha brincando, por exemplo:
- abacaxi que começa com A, com o som ele já está falando a letra e som;
- laranja Lá, e pode ir brincando e aumentando vocabulário dessa criança;
E trabalhando com letras, com manipulação de sons e consciência fonológica a partir dos tês anos, e com isso alcançar os pré-requisitos e as probabilidades da leitura e escrita.
É um período de extrema importância no aprendizado, a partir daí ler e escrever e ajudar a criança no mundo das letras de uma outra forma.
Esse processo de ensino com brincadeiras é uma das melhores formas para incentivar a alfabetização, com atividades com sílabas, para educação infantil geralmente dá o melhor resultado quando tem cores e brincadeiras.
Como incentivar a alfabetização: veja mais detalhes
Ao incentivar a alfabetização a criança começa logo cedo a reconhecer letras, números e sílabas e montar o mundo das palavras.
Contudo, nem sempre esse processo é fácil para todas as crianças, muitas escolas iniciam o processo de alfabetização aos quatro ou cinco anos.
Ou quando eles consideram que a criança está pronta, ou seja, aos sete anos a criança terá até os nove anos para dominar a leitura e a escrita, e cada criança tem o seu tempo.
Os pais ficam muito ansiosos para que os filhos aprendam logo a ler, escrever e conhecer palavras, mas isso não é impossível, com dicas a criança, mesmo bem pequena, já começa a participar das Atividades para Educação Infantil.
Muitas vezes as crianças são muito incentivadas em casa como, por exemplo, quando a mãe vai fazer uma lista de supermercado e a criança acaba auxiliando, ela reconhece algumas letras e palavras.
Nosso dia a dia é repleto de situações de leitura e escrita, então tire o máximo de proveito disso, pois esse processo de atividades com sílabas ajudam muito a incentivar a alfabetização da criança.
Outra dica bem interessante para incentivar a alfabetização da criança é ter caixas com etiquetas e contida nelas os brinquedos que estão dentro por exemplo:
- caixa de boneca;
- caixa com bolinhas;
- caixa de dados;
- caixa de lápis.
Toda vez que a criança vai abrir a caixa ela tem que olhar a palavra que está escrito antes de escolher o que quer pegar.
Conclusão
Como vimos anteriormente, há muitas maneiras de incentivar a alfabetização de uma criança e tornar tudo divertido para que ela não esqueça mais.
O uso de atividades com alfabeto são muito importantes para a assimilação, e assim a criança consegue recordar quais letras formam cada palavra.
Essas brincadeiras são ótimas ferramentas para ajudar na alfabetização, para brincar de forca, de caça-palavras, de escolinha e deixar a criança ser o professor.
Além disso, ensinar é aprender duas vezes, então com essa brincadeira a criança vai demonstrar o que já assimilou.
Convidamos para que você volte a colher informações do nosso post, e aproveite todas elas para incentivar a alfabetização das crianças.
#ToNaMidia #SuaImprensa