Hotel Paraty Ibiuna Kids Open Tenis
Image default
Personalidade

Brasileiros descobrem uma nova Portugal para morar e investir

imagem_release_1398365Altos índices de violência, crise política e a retração nas atividades econômicas têm feito com que os brasileiros migrem para terras europeias. Neste ano, Portugal se destacou, entre muitos países do bloco europeu. Assim como há alguns anos a Espanha foi o alvo dos brasileiros, por conta da semelhança entre as culturas e a proximidade entre as línguas.

A qualidade de vida foi um fator preponderante para a migração. E além de Portugal dispor deste benefício, oferta também boas universidades e uma entrada facilitada na Europa.

Apesar de não ter o salário mínimo mais alto do continente (EUR 676,67), o valor faz jus ao que lhe é proposto. Mas pode ser uma melhor alternativa para quem já tem um suporte financeiro, até pela facilidade do Visto Gold (benefício disponibilizado para possíveis investidores). Inclusive muitas imobiliárias e empreendimentos de luxo portugueses realizam feiras e eventos para captar clientes no Brasil.

Para a adaptação, é importante não impor nossa cultura ao outro país. Por mais fácil que pareça, tudo é muito diferente. Portanto, não se apegue a produtos que você consumia, conheça novos. Isso serve para novos lugares. Permita-se descobrir uma nova realidade. A cordialidade está presente em todos os estabelecimentos públicos de Portugal, fomos muito bem recebidos em todos os hotéis, restaurantes e monumentos históricos.

Existe uma certa “irmandade” com os brasileiros, os portugueses fazem questão de nos oferecer uma atenção extra nos contando sobre os costumes, dando dicas sobre a culinária local e suas peculiaridades.

Aliás a culinária Portuguesa é muito saborosa, peixes e frutos do mar frescos e saborosos estão presentes em todos os cardápios. Na cidade do Porto existe um bairro de pescadores chamado Matosinho, as ruas são tomadas por restaurantes que exibem as famosas sardinhas, postas de bacalhau, peixes inteiros, lulas e camarões na brasa à céu aberto.

Provamos também a tradicional “francesinha” uma espécie de croque monsieur porém mais incrementado com carne e molho de tomate picante! Sabor marcante, vale a pena experimentar, mas costuma ser muito bem servida, ideal para compartilhar.

No Porto também são muito comuns os “wine bar” onde é possível apreciar a vista da Ribeira e saborear um menu degustação dos encorpados vinhos do Porto e demais castas da região. Curiosidade: não existe serviço de manobrista em nenhum restaurante ou hotel, também não existe serviço de concierge, isso mesmo, cada hóspede tem que cuidar da sua própria bagagem, como na maior parte dos países da Europa que já conhecemos.

Entenda os hábitos do País. A rotina corrida e a falta de tempo tão presentes no Brasil não são realidade em Portugal. Tudo é muito mais calmo, não há congestionamentos intermináveis como as grandes marginais existentes no Brasil, principalmente em SP.  Alguns estabelecimentos fecham durante o almoço, além de todos estarem sempre impecáveis. A ida a padaria de chinelo por exemplo, não é frequente para os portugueses.

Entender este comportamento europeu de sempre estar bem vestido, até mesmo para ir à padaria. O clima ameno independente da estação do ano, é propício para trajes elegantes e requintados. Sempre com a postura ereta, os europeus são amantes da alfaiataria e alta costura.

Seja pra passear no parque, ir tomar aquele cafezinho na padaria ou aos restaurantes mais renomados, estão sempre alinhados e com o look impecável. Saiba que o país tem um dos climas mais amenos da Europa. As temperaturas mais baixas costumam ser em janeiro (11º C) e as mais quentes em agosto (21,8ºC).

Timagem_release_1398368ivemos sorte com o clima, as temperaturas de verão chegaram a 32•C, na região do Algarve (litoral português) mas a maior parte dos dias, nas cidades do Porto e de Lisboa, os dias ficaram nublados e a temperatura não passou de 26C. O que só nos beneficiou pois andamos muito a pé nos bairros pitorescos de Lisboa, Porto e Sintra.

Além da facilidade da língua, cordialidade e clima favorável, também temos incentivo nos estudos, os diplomas de formações em universidades do Brasil são reconhecidos e aceitos em Portugal. Ou seja, diferente dos EUA por exemplo, em Portugal você não precisa refazer seus estudos para poder exercer a sua profissão.

Penso que a receptividade para com os turistas, quando estão passeando e consumindo muito mais que os locais, sempre será mais calorosa do que para com os moradores estrangeiros.  A infraestrutura dos grandes centros, universidades subsidiadas pelo governo, sistema público de saúde de ótima qualidade, unido às paisagens naturais paradisíacas, monumentos históricos e a facilidade de acesso à praias belíssimas, tornam Portugal uma cidade tão interessante para morar quanto para passear.

Viajar é revigorante. Sempre amplia seu repertório cultural.  Te possibilita viver novas aventuras, ter mais histórias para contar, afina seu paladar para sabores especiais e exóticos, conhecer novas pessoas, além de melhorar sua performance profissional. Vivemos na era da tecnologia, onde se desconectar integralmente do trabalho, (ou quase totalmente), é muito difícil e dar uma pausa é necessário. Esquecer a rotina por um período e de fato relaxar, caminhar com os pés na grama, ver o seu filho sorrir e se divertir ajuda muito.

Uma viagem pode te animar a sair da rotina, é colírio para os olhos, combustível para novas ideias, calmante natural para a mente, alimento cultural para o intelecto e um grande presente para alma.

Você também pode curtir

Carregando....

Login

Não tem uma conta?Criar aqui
X

Registrar