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Autogestão. Descobrindo nosso líder interior.

Uma pessoa que quer atingir algum objetivo, seja realizar um sonho adiado, melhorar o relacionamento com sua família, ou ser líder em uma empresa, precisa ser, primeiramente, um bom administrador da sua própria pessoa, para depois ter sucesso em seu objetivo.

É necessário ter um vasto repertório de habilidades e ferramentas que o auxiliem a vencer no mundo social e empresarial, contudo, essas técnicas nada valem se antes a harmonia e a eficácia interior não tiverem sido atingidas em todos os âmbitos humanos, começando pela família, amigos até chegar aos colegas de trabalho e clientes.

Por coincidência, os resultados que as pessoas obtêm como conseqüência de suas ações ou comportamentos significam o reflexo dos seus próprios pensamentos. Por isso, no processo de aprimorar o próprio rendimento e a possibilidade de sermos líderes internos, se dará somente quando tivermos enriquecido nosso modo de pensar, gerando assim, novos e melhores resultados.

Porém, se estivermos desestruturados internamente, o nosso rendimento não será como esperado. É imprescindível dar importância especial ao estado emocional do indivíduo.

E a primeira coisa à qual devemos prestar atenção é a nossa própria forma de pensar e agir, pois se não soubermos como nos dirigir a nós mesmos de forma eficiente, muito dificilmente saberemos como fazê-lo com a nossa família, amigos ou empresa.

A pessoa deve estar primeiramente, motivada e comprometida com o seu próprio desenvolvimento emocional. E, somente quando tiver conquistado a vitória sobre si mesmo, poderá deixar de ser seu principal adversário para começar a ser um legítimo líder, seu próprio líder, ou seja, seu líder interior.

No campo da autogestão – a gestão das nossas próprias emoções – devemos ter competências emocionais como:

  • Autodesenvolvimento.
  • Adaptabilidade e tolerância ao estresse.
  • Autocontrole.
  • Confiança.
  • Resolução estratégica de problemas.
  • Foco no êxito.

No campo das aptidões do indivíduo – na gestão da relação com as demais pessoas – as competências a serem desenvolvidas são:

  • Liderança e influência.
  • Sensibilidade interpessoal e simpatia.
  • Apoio interpessoal.
  • Colaboração.
  • Construção de relações estratégicas. #networking
  • Gestão de conflitos.

E na área da comunicação, são exigidas competências como:

  • Ótima comunicação escrita.
  • Feedback bidirecional.
  • Comunicação oral.
  • Apresentação oral.
  • Escuta ativa.

Assim, nós poderemos alcançar grandes benefícios para nós mesmos, como por exemplo:

  • Maior conhecimento próprio.
  • Total consciência da força e do alcance que a diversidade humana tem.
  • Compreender a importância da inteligência emocional em nossa vida.
  • Saber como identificar as distintas competências emocionais.
  • Maior compreensão das pessoas que nos interessam.
  • Novas idéias para lidar com nossas próprias emoções em todas as áreas da vida: afetiva, familiar, social e profissional.

Portanto é essencial conhecer a importância da inteligência emocional e o domínio e liderança da nossa própria vida.

“As pessoas com habilidades emocionais bem desenvolvidas têm mais probabilidades de se sentirem satisfeitas e serem seguras em suas vidas, do que aquelas que não são capazes de colocar em ordem a sua vida emocional, vencendo batalhas internas que sabotam sua capacidade de se concentrar no trabalho e pensar com clareza.” (Daniel Goleman, psicólogo e escritor)

Os passos para nós alcançarmos uma verdadeira liderança interior são:

  • Despertarmos e tomarmos consciência.
  • Controlarmos as necessidades.
  • Escolhermos nosso próprio caminho.
  • Trabalharmos com paixão.
  • Convencermo-nos de que podemos.
  • Entrarmos em ação. #tbc
  • Aprendermos com nossas experiências.
  • Assumirmos nossas responsabilidades.
  • Mudarmos a nós mesmos.
  • Darmos aceitação e carinho.
  • Servirmos aos outros.
  • Vivermos o presente.

(texto adaptado do livro Leader Coach – Coaching como Filosofia de Liderança, de Marques, José Roberto – ed.IBC)

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