Search
Close this search box.

Ana Cañas exalta carreira de Belchior com DVD Ao Vivo, que reúne convidados e faixa inédita

A música inédita “Um rolê no céu” foi concedida à artista pelos filhos de Belchior; Ney Matogrosso e Rael participam do DVD

Há 2 anos, Ana Cañas apresentava os primeiros contornos de um projeto que marcaria sua trajetória, um tributo ao cantor e compositor cearense Belchior, que catapultou a voz da artista para diferentes lugares e, agora, se concretiza por meio de um registro audiovisual com inserções documentais em meio à performance musical. O DVD ao vivo Ana Cañas Canta Belchior apresenta uma mistura de composições clássicas e de  canções “lado B” do artista cearense, além de listar  “Um rolê no céu“, faixa inédita com a qual Ana foi presenteada pelos filhos de Belchior. Com participação especial de Ney Matogrosso e Rael, nas músicas “Paralelas” e “Antes do Fim”.

“Eu me transformei totalmente cantando esse repertório. Me atingiu no cerne, na alma”, comenta Ana Cañas sobre a forma que a turnê na qual ela interpreta Belchior impactou a sua experiência pessoal e profissional. Antes de virar DVD, o show foi apresentado em quase 100 palcos pelo Brasil  e indicado ao APCA como “Melhor Show do Ano”, em 2022. O registro audiovisual reúne canções como “Monólogo das Grandezas do Brasil”, “Sujeito de Sorte” e “Coração Selvagem” e totaliza 17 faixas. “Escolhi o setlist com base na emoção que cada música causa na atualidade, estão ali as minhas preferidas”, complementa ela.

Ao longo dos 83 minutos que compõem o DVD, a cantora e compositora convida Ney Matogrosso para performar a música “Paralelas”. “Convidei-o pois sentia que o repertório do Belchior também conversava com sua própria poesia. Ney é um artista visceral, bicho de palco, um exímio performer”, conta Ana Cañas. “Antes do Fim”, por sua vez, última música do disco Alucinação (Belchior, 1976), tem a participação do rapper Rael, artista que “tem a particularidade do universo ao qual pertence”, como define Ana. “Sempre tive vontade de unir o rap à lírica belchiorana, sinto que Belchior estaria muito atento a este universo”, complementa ela.

A captação do registro audiovisual partiu de um conceito estético documental. Com câmeras especiais guiadas por uma equipe de cinema, o DVD tem como proposta uma atmosfera intimista e existencial por meio da potente voz de Ana Cañas, tudo para firmar a conexão com o legado e existência de Belchior. A performance das canções é intercalada com blocos documentais que contam a história do projeto – gravado no Estúdio NaCena, em São Paulo, com direção de Hugo Moura.

Processo fiel à vivência de Belchior, toda a concepção do registro foi realizada em contato com os dois filhos deixados pelo músico cearense. “Estive em contato com Mikael e Camila durante todo o projeto. Acabei ganhando de presente uma inédita do Belchior, uma canção incrível escrita por ele em 1987, com seu parceiro Gracco. ‘Um rolê no céu’ é um título muito significativo, pois parece uma mensagem dele para nós agora, lá do alto das estrelas. Foi muito emocionante gravá-la no DVD”, revela a artista.

Após dedicar sua carreira ao tributo à Belchior ao longo dos últimos anos, Ana agora se prepara para alçar novos voos. “Cantar as músicas de Belchior é um ensinamento fundamental pra mim. Há uma transformação dada por esse aprendizado em cantá-lo, ampliando o entendimento do que emociona e atravessa as pessoas”, finaliza a artista, que, para o futuro, promete um trabalho autoral de inéditas.

#ToNaMidia #ClaudeLopes #AnaCanas #Belchior #AnaCanasCantaBelchior

COMPARTILHE
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Leita também

a) Cole no código-fonte do seu site, próximo à parte inferior, pouco antes, ex: da mesma forma que você insere o script/código do google analytics. b) Caso você esteja usando banners, você também precisa adicionar a tag: