Academia de Bateria de Rua promove oficinas virtuais de ritmos brasileiros

Frevo, samba e axé. É possível perder a conta de quantos blocos e cordões carnavalescos pelo Brasil celebram o Carnaval ao som destes ritmos tão brasileiros. Para além do embalo que as músicas nos oferecem, a Academia de Bateria de Rua propõe um aprofundamento na relação com esse universo que encanta multidões.

O projeto “Live Bateria de Rua: Oficinas Abertas” apresenta, até 24 de abril, sempre aos sábados, às 17h, uma agenda de transmissões Facebook (https://bit.ly/bateriaderua) com performances de bateria –com a condução do mestre Alê Ichimura–, apresentação dos fundamentos de cada instrumento de percussão. Além dos músicos, o grupo contará também com os puxadores Charlie Diéf, Bia Sá, Camila Rondon e Fred Viana.

Além do registro histórico, a proposta é uma alternativa para manter sua proposta de formação e vínculo de aprendizado entre alunos e instrutores. Em 2020, devido à pandemia de covid-19, as atividades do grupo foram transferidas para a internet. Em 2021, o Carnaval foi cancelado. Este cenário incerto fez o grupo buscar alternativas para manter a chama da celebração viva.

“O Carnaval é hoje considerado patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo, mas a expressão multicultural do carnaval de rua na Capital levou décadas para se difundir e atingir a consolidação atual, com a contribuição de ritmos que tiveram origem ou se desenvolveram em outros Estados, como é o caso do samba no Rio de Janeiro no início do século XX, do axé na Bahia e do frevo em Pernambuco, ritmos que hoje tomam conta da maioria dos desfiles da capital”, conta Ronaldo Bitello, produtor executivo idealizador do projeto. As lives convidam o espectador a revisitar um pouco da história dessas tradições, reverenciando a diversidade da música brasileira a partir dos compositores e intérpretes desses gêneros, do surgimento das primeiras escolas e dos blocos.

“O fato da maioria dos ritmistas serem alunos que chegaram na Academia de Bateria de Rua sem saber tocar nada e hoje estarem dando esse show é uma grande realização para nós”, conta o mestre Ale Ichimura, que assina a direção de bateria. “As amizades criadas com os alunos ao longo das aulas e toda a confiança e técnica que os instrutores passam para o grupo fizeram com que esse momento fosse muito especial, principalmente por gravarmos o evento no sábado de carnaval”. O grupo todo fez testagem e seguiu todos os protocolos vigentes para poder produzir o projeto.

O projeto leva o nome de Oficinas Abertas – Bateria de Rua, oferecendo online parte do conteúdo de suas oficinas presenciais, com uma introdução de cada instrumento e a forma de execução nos ritmos apresentados. Na parte musical das lives, os temas serão o frevo, ritmo que surgiu no Recife e que faz o público “ferver”; o axé, presente em grandes blocos do carnaval de Salvador; e o samba em diferentes estilos e cadências, tradicional no Rio.

“Fiquei muito feliz de podermos fazer essa gravação na época do Carnaval e convidar a Bia, a Camila e o Fred, famosos intérpretes de blocos carnavalescos e escola de samba da cidade. Foi um encontro especial que certamente será uma alegria para todos os foliões”, afirma Charlie Diéf, compositor e intérprete anfitrião.

O projeto foi aprovado pelo Edital para Produção e Temporada de Espetáculo de Música On-line do Programa de Ação Cultural – ProAC Expresso Lab da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Sobre o projeto Academia de Bateria de Rua
Criado em 2018, o projeto oferece formação musical e rítmica na prática, voltada para os instrumentos comumente encontrados na composição de baterias de rua: chocalho, tamborim, caixa, repique, surdo, agogô e, mais recentemente, pandeiro e timbal. Até 2020, formou mais de 150 alunos que integram baterias de mais de 30 blocos e escolas de samba, incluindo de fora da capital. Com a pandemia, as aulas foram realizadas virtualmente.

Serviço: Bateria de Rua – Oficinas Abertas. Próximas apresentações: 17/04 e 24/04, às 17h.
Youtube: Academia de Bateria de Rua (https://bit.ly/bateriaderua)
Instagram: @bateriaderua
Facebook: fb.me/bateriaderua

#ToNaMidia #AcademiaDeBateria

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Leia Também