Suas Músicas em Todas as Plataformas Digitiais
Image default
Lideranca e Positividade

A relação entre um líder e seus liderados deve ser madura.

Alguém aqui conhece ou trabalha com pessoas que parecem “inadministráveis”?

Muitos gestores cometem um equívoco quanto tentam administrar pessoas. Mas se os gestores não administram pessoas, eles fazem o que?

Administram acordos!

A relação entre um líder e seus liderados deve ser madura. Essa é a principal responsabilidade do líder. Construir relações maduras com seus liderados.

Um líder pode ser compassivo e buscar entender sempre os sentimentos alheios, mas não tentar administrá-los. Em vez disso, estabelece e administra acordos. Dessa forma toda comunicação é feita com respeito, e o líder cede a tentação de ser intimidador, mandão ou sabe-tudo.

Quando os gestores tentam administrar pessoas, acabam pajeando os mais insatisfeitos para conter e oposição e ganhar a admiração de todos. Isso, porém, resulta em uma pobre administração do tempo, e em muita psicoterapia amadora e ineficaz. Também estimula os liderados a assumirem uma posição imatura na sua comunicação com a chefia, no sentido de serem “adotados” por um gestor paternalista, em vez de terem com ele uma relação adulta.

Quando os acordos são feitos entre adultos, as pessoas não precisam ser administradas. O que é administrado é o acordo. É mais maduro e respeitoso, e ambos os lados usufruem de uma comunicação aberta e confiante.

Assim as partes assumem suas responsabilidades e fica mais fácil discutir sobre assuntos desconfortáveis. O impacto mais benéfico de se administrar acordos é observado na comunicação que passa ser mais honesta, aberta e completa.

Ao estabelecer um acordo o líder pergunta: Você está disposto a fazer isso? Tem certeza? Sabe como fazê-lo? Precisa do meu apoio, ou de alguém? E, finalmente, ao término da conversa chegamos a um consenso.

Todo acordo tem dois lados, de forma que o líder também deve se comprometer a cumprir a sua parte.

Ao selar um acordo, o líder quer uma promessa absoluta e um desempenho absoluto: – Posso contar 100% com você para executar esta tarefa?

Se receber a resposta afirmativa, os dois lados apertam as mãos e saem da reunião com um acordo, que foi construído dentro de um respeito mútuo, em uma conversa profissional e adulta. E ninguém foi “administrado”.

“As pessoas que mais demoram para fazer uma promessa, são as mais fieis na hora de cumpri-la.” (Jean-Jacques Rousseau)

#ToNaMidia #CasarriNetoCoach #SouLidereAgora #AutoConhecimento #InteligenciaEmocional #Lideranca #MindsetPositivo #Otimismo #Positividade

Você também pode curtir

Carregando....