Um mestre e seu discípulo caminhavam pela estrada. Uma forte tempestade havia caído na região. A certa altura, os dois foram obrigados a saltar o tronco de uma grande árvore que havia tombado.
– Há coisas que não compreendo – disse o discípulo. – Como é possível que uma árvore tão forte, tombe por causa da tempestade?
O mestre disse ao discípulo: – Vê aqueles bambus ali adiante?
– Durante as tempestades, os bambus se agitam de um lado para o outro. Elas se submetem à força dos ventos, mas, quando a tempestade passa, estão firmes e intactos.
O mestre continuou:
– A árvore não resistiu à tempestade porque seu tronco era incapaz de se curvar. Ao longo da vida, ela resistiu, imóvel, às tempestades. Um dia, não pode suportar seu próprio peso e sucumbiu.
O discípulo, já habituado com as parábolas do mestre, aguardou o ensinamento que estava por vir.
– Assim também é com os homens. – Há os que procuram resistir às tormentas e se enrijecem, se agarram com todas as suas forças ao que conhecem, recusam-se a mudar. E há os que aceitam as adversidades e sofrem mudanças, mas continuam inteiros.
Os primeiros temem as tempestades, mas não conseguem evitá-las. Os segundos, sabem que as tempestades são inevitáveis, mas não as temem.
Você está comportando como a árvore ou como o bambu?
#tonamidia #casarrinetocoach #soulidereagora