“Não existem segredos, é fazer tudo o que precisa ser feito, dia após dia”
Mas, além de ser um grande cabeleireiro, ou seja, de ter a técnica desenvolvida e afiadíssima na ponta dos dedos, Persil é um grande empresário. Construir, desenvolver e manter empresas não é uma tarefa fácil e este é um ponto chave, onde muitos profissionais do ramo da beleza encontram muitas dificuldades.
“Lidar com negócios é desafiador e o segmento de beleza cresce sem planejamento adequado e competências fundamentais para prosperar”
Com este histórico de vida profissional, Paulo é um grande exemplo e uma verdadeira inspiração para todos os profissionais e empreendedores da beleza. Por isso, o profissional foi convidado para ministrar dois workshops na Hair Brasil 2019: um sobre técnicas de penteados e um sobre negócios, no qual dividirá o palco com sua filha, Gleyce Persil, que foi fundamental para a parte estratégica dos negócios da família Persil e hoje é coach e palestrante de beleza.
“O propósito é desenvolver competências de um expert 4.0”
A Hair Brasil, em seu portal oficial, realizou uma entrevista exclusiva com Paulo Persil contando as expectativas para a feira. Confira:A Hair Brasil (HB) conversou com Paulo para entender o que levará aos palcos da Hair Brasil 2019 e saber um pouco mais sobre sua visão de mercado e perspectivas. Acompanhe:HB – Pode nos falar um pouco sobre e o que está preparando para os seus dois workshops na Hair Brasil 2019?
Paulo Persil – O meu propósito é desenvolver competências de um expert 4.0, ou seja, profissional que se segmenta, aprimora seu marketing, faz a gestão da carreira, é resiliente, tem inteligência emocional, capacidade de relacionamento interpessoal e, ainda por cima, qualidade técnica. No workshop de negócios vou contar minha trajetória, inspirando profissionais e gestores no passo a passo para o sucesso. Nesse, a Gleyce Persil, minha filha e coach, fará uma participação trazendo as dicas técnicas para colocar em prática todas as estratégias. Já o meu workshop de penteados será uma releitura do passado para a tendência das ondas glam, que trará muito glamour e praticidade.HB – O workshop que apresentará com a Gleyce será sobre como prosperar em um negócio de beleza. Este é um gargalo no setor?
Paulo Persil – É e vai ser por um bom tempo, porque é um segmento que cresce sem um planejamento adequado e sem competências fundamentais para prosperar. Mesmo quem é profissional tem que se enxergar como empreendedor, porque ganha renda variável e precisa ser responsável pelos seus resultados. É preciso ter habilidades que vão além da técnica para ter sucesso e é essa a grande dificuldade de quem está começando ou de quem tem experiência e entra em crise a cada mudança que ocorre no cenário de comunicação e comportamento de clientes, como está acontecendo desde o advento das redes sociais.
“Fundamental que registre o seu trabalho para conquistar mais reconhecimento através das redes sociais”
HB – Na sua experiência, como foi aprender a lidar com negócios?
Paulo Persil – Desafiador. E tudo que não aprendi ou não tive tempo de desenvolver, eu terceirizei a responsabilidade para pessoas capazes de fazer por mim. Mas, é preciso saber de tudo um pouco, porque mesmo o que você não faz, como gestor da sua carreira ou de uma empresa, precisa saber supervisionar. Antes de se tornar coach e palestrante, a Gleyce atuou por muitos anos como minha empresária, na área comercial e de relacionamento com noivas e contratantes de eventos, por exemplo. Quanto maior a proporção dos nossos negócios, mais temos que delegar, replicar e acompanhar.HB – Qual é a importância de abordar os dois temas dentro da Hair Brasil?
Paulo Persil – Muito grande, pois são temas complementares para o público certo. O conteúdo de penteados vem para atender quem busca a técnica, enriquecer o portfólio e desenvolver uma capacidade de pentear com glamour e praticidade. Já o conteúdo de negócios é um projeto especial para apresentar cases da família Persil. Eu revelarei a trajetória da minha carreira, um testemunho de vida, trazendo insights e estimulando os profissionais e gestores da beleza a seguirem os passos da prosperidade. Ao mesmo tempo, Gleyce apresentará o conteúdo técnico de gestão de carreira, planejamento, marketing e vendas. Porque técnica sozinha não vende. É preciso desenvolver essas habilidades.
“Eu continuo apostando na educação como base da minha carreira”
HB – Os penteados sempre foram a sua área de profundo conhecimento, onde você sempre brilhou muito. Quais são os seus segredos de sucesso?
Paulo Persil – Eu decidi ser especialista desde o começo da minha carreira, há mais de duas décadas atrás. E atitudes como a minha, de focar em uma determinada área da profissão e seguir em frente, hoje são ainda mais determinantes dentro de uma realidade onde a segmentação impera. Não existem segredos, é fazer tudo o que precisa ser feito, dia após dia, até atingir seus objetivos. A repetição leva à perfeição.HB – E as dicas para o sucesso?
Paulo Persil – Com base na minha experiência, os passos fundamentais para o sucesso são saber o que quer atingir na carreira, ter um objetivo claro; ter persistência, insistindo e trabalhando incansavelmente; ser resiliente, pois não é nada fácil; ser flexível, se reinventar, aceitar e aprender o novo, estar sempre em movimento. Tudo isso sabendo que o profissional precisa ser qualificado tecnicamente e, hoje em dia, é fundamental que tenha capacidade de registrar o seu trabalho para conquistar mais reconhecimento através do impulso proporcionado pelas redes sociais.
HB – Em sua visão, quais são as perspectivas do mercado brasileiro de beleza?
Paulo Persil – Eu estou otimista com a retomada de confiança dos consumidores de beleza, o que garante agendas mais cheias. Mas, com o alto número de desempregados no nosso país, e por tantos outros motivos, vamos ver cada vez mais prestadores de serviços de beleza surgindo, porque muitos empreendem pela dor, pela dificuldade. Portanto, a concorrência será cada vez maior, aumentando o desafio de conquistar clientes. Também é previsível o aumento dos atendimentos home care, inclusive com a ascensão dos apps de beleza.
HB – E quais são as novidades da sua carreira e os planos para o futuro?
Paulo Persil – Eu continuo apostando na educação como base da minha carreira. Desde que eu fiz a transição da profissão cabeleireiro, deixando o dia a dia do salão para focar na educação atingi muitas conquistas positivas. Mas, estou sempre inovando e buscando atender as expectativas do meu público, por isso estou expandindo minha carreira com opções de treinamentos dentro de salões para qualificar equipes e tenho um novo curso, “Expert 4.0”. Além disso, sou palestrante com foco em gestão de carreiras para conduzir profissionais ao sucesso através de conteúdos teóricos, o que faz com que eu transmita minha mensagem a todos os segmentos da beleza, não só aos amantes dos penteados.
Fonte: https://hairbrasil.com/artigo/paulo-persil-tem-workshops-de-penteados-e-negocios-na-hair-brasil