O cantor sertanejo Alex Ronaldo, ex Bonde Sertanejo, foi o primeiro preso por fralde de streaming no Brasil. Segundo o Ministério Público, Ronaldo Torres de Souza, possuía uma “Fazenda de Robôs”, um sistema artificial que cria robôs que ficam rodando plays. São Capazes de simular milhares de pessoas ouvindo músicas ao mesmo tempo e sem parar.
Ronaldo foi preso preventivamente em dezembro de 2024, na “Operação Desafino”, que investigou o esquema de roubo de músicas com uso de perfis falsos no Spotify. Mais de 2 milhões foram apreendidos em bens, dinheiro e criptomoedas.
O cantor coordenava uma rede de perfis falsos, que disponibilizavam centenas de faixas que haviam sido roubadas de outros compositores, ‘músicas guias’, bem como faixar criadas por IA (inteligência artificial). O cantor e compositor Murilo Huff, teria sido é uma das vítimas.
Para publicar músicas em streaming é preciso usar agregadoras, no caso de Ronaldo ele usava a WMD, uma empresa brasileira que colaborou com a investigação. Ronaldo, usava documentos falsos para cadastrar os artistas, e para recebimento disponibilizava seu Pix.
Ronaldo
Tem 30 anos de carreira, nasceu em Ouro Preto do Oeste-RO, aos 17 anos, rumou para São Paulo, começou a cantar em bares e entrou no grupo Bonde do Sertanejo, que se apresentou em programas de tvs nacional como Domingão do Faustão e do Raul Gil entre 2004 e 2007.
A posteriori, Ronaldo formou a dupla Alex & Ronaldo, e emplacaram a música ‘Sexta-Feira sua Linda’ em 2015, repostado por Neymar e Alexandre Pires no Instagram. Desde 2017 ele se apresenta como Alex Ronaldo, e o negócio de fake deu bons números atingindo mais de 1 milhão de plays em uma de suas faixas.
#tonamidia #claudelopes70 #jocarsveiculos #elaboramidia #grupomarinho #onerpm #alexronaldo #fazendaderobos #sextafeirasua linda #bondesertanejo #operacaodesafino