Aparecer ou não na mídia é realmente a chave para o seu negócio ou marca.
Os benefícios dessa ação de comunicação são incalculáveis, pois o ROI para aparições na mídia é muito maior do que o quantificado na publicidade.
Mas também incomparável, nenhuma outra estratégia de marketing ou mesmo de comunicação se aproxima dos resultados oferecidos por uma aparição na imprensa.
Honestamente, aparecer em uma mídia, vai trazer tanto bem, que você não vai deixar de colocar todo o seu esforço nisso.
Mas se os benefícios são grandes, incalculáveis e incomparáveis, também as consequências negativas de não aparecer representam uma lista mais do que completa.
Como ver suas vendas prejudicadas, algo que todos nós podemos avaliar com números e que nos afeta muito, pois eles são a renda direta que entra, e com a qual continuamos a atividade comercial.
Até que a confiança em nossos produtos e serviços diminua de tal forma, que nosso público começa a questionar a qualidade dele.
Entre esses dois pontos, inúmeras situações que afetarão sua marca imediatamente, mas acima de tudo, a longo prazo.
Como sempre, insistirei que a primeira coisa que você tem que trabalhar para ser capaz de convencer jornalistas e aparecer na mídia é trabalhar na História da sua Marca.
Deve ser único, irresistível, impactante e exclusivo.
Você pode, antes de continuar, identificar os 3 pontos fracos do histórico da sua marca, você já pode identificar e corrigir para que o conteúdo que você envia para a mídia seja excelente e seus comunicados de imprensa sejam irresistíveis.
POR QUE ESTAR NA MÍDIA COM COMUNICAÇÃO E NÃO COM PUBLICIDADE?
Quando falamos de comunicação e aparecer na mídia, é essencial que a história da sua marca esteja naqueles espaços que são destinados a questões dignas de notícia e relevantes para o público.
Mas com isso eu não digo que devemos deixar de lado a publicidade e focar 100% na comunicação, que sim, você tem que focar o máximo possível na comunicação, mas sem deixar de lado a publicidade.
Equilíbrio é o que funciona melhor em quase todas as situações e aqui, para nossa marca, não poderia ser diferente.
Devemos fazer comunicação e também publicidade, pois cada estratégia e ação traz resultados diferentes que, juntos, darão um valor único à nossa marca.
Mas, o que deve ser sempre levado em conta é que eles não têm os mesmos benefícios (os da comunicação e da publicidade), nem podemos enfrentá-los da mesma forma, nem são substituíveis um pelo outro.
Uma aparição em mídia dará à sua marca conotações positivas que de nenhuma outra forma você poderia alcançar, assessoria de imprensa.
Por que? Porque neste caso não é um espaço comprado em troca de uma quantia econômica x e pronto.
Mas a história da sua marca teve que passar pelo filtro especializado de um profissional que conhece o seu meio, o que o seu público quer ler e considera que o conteúdo é bom o suficiente para estar lá.
Portanto, é importante parar e trabalhar a comunicação, mesmo que isso não signifique que a publicidade deve ser dispensada.
AS 10 CONSEQUÊNCIAS IRREVERSÍVEIS PARA SUA MARCA POR NÃO APARECER NA MÍDIA
Como foi dito antes, assim como aparecer na mídia tem benefícios incalculáveis e incomparáveis, não aparecer também tem consequências negativas.
E considero que são irreversíveis porque, embora possam ser recuperados e “resolvidos” primeiro, custará muito esforço e segundo, esse tempo de recuperação será muito longo.
É muito difícil, custa e requer muito esforço, para recuperar uma imagem ruim criada através da comunicação, seja por ser ruim, mas também por “não ser”.
Tão bons quanto poderosos são os benefícios que as consequências negativas são. Vamos ver o que eles são e por que eles importam tanto.
1.- Menos visibilidade para sua marca / produto / serviço
Essa é a consequência mais direta e que mais afeta a marca e o resto das situações.
Visibilidade é algo que todos nós trabalhamos todos os dias para ter, através de redes sociais, blogs, sites, publicidade.
Mas estar na mídia lhe dará tanta visibilidade que, sem dúvida, essa visibilidade será absolutamente diminuída se você estiver apenas em seus canais.
Desse modo você estará deixando de lado aqueles lugares especializados onde seu público vai receber notícias sobre você, você não estará neles.
2.- Diminua a confiança do seu público-alvo em você
Se você não estiver nos locais especializados onde seu público vai ser informado, para receber as notícias do setor e deixar-se guiar por especialistas, a confiança em seu produto será prejudicada de forma suprema.
Porque a pergunta que todo mundo vai fazer será: se essa marca é tão importante e tão boa, por que não apareceu na mídia ainda?
Ou diretamente, haverá uma falta de confiança e presença em nosso público que realmente isso sim, será muito difícil de recuperar, agencia de noticias.
A confiança no seu destinatário só pode ser alcançada com certas ações.
Com publicidade: esqueça! Porque todos nós sabemos muito e é sabido que a publicidade é em troca de dinheiro e isso não gera confiança.
3.- Obrigação de alocar mais recursos econômicos para substituir essa situação
No momento em que sua marca está perdendo o espaço que ganharia com a comunicação em termos de visibilidade e confiança em seu público?
Você tem que reverter essa situação de alguma forma e como fazê-la de forma rápida e moderada?
Através de publicidade e investimento econômico com o qual você deve alocar mais recursos do que você certamente tinha planejado.
Você não tem outra escolha. Você não consegue os mesmos resultados por um tiro no escuro e também vai custar o dinheiro.
4.- Não ser capaz de divulgar um novo produto
Da mesma forma, se você não aparecer na mídia dessa forma, com uma boa história que convence e apaixona a todos, você não será capaz de apresentar seu produto ou serviço nos espaços mais adequados.
Sim, você vai fazê-lo em suas redes através de conteúdo e publicidade, também em outros com campanhas de lançamento, mas você está perdendo um fator de convicção único.
5.- Diminuição das vendas
Portanto, se você não tem a visibilidade que este canal lhe dá, a confiança em seus receptores será diminuída ou inexistente, se você não conseguiu apresentar seu produto em todas as escalas.
A próxima coisa imediata é que suas vendas vão cair. É tão direto e claro. Suas vendas diminuirão e serão reduzidas.
6.- Consciência mais fraca da marca
Tudo está conectado e uma consequência séria traz a próxima.
Sua consciência de marca, o valor que é dado a ela depois de convencer e ser útil, vai despencar e todos os outros esforços que você fizer, não terá o mesmo retorno e o mesmo sucesso.
7.- Eventos não preenchidos
Também pode acontecer que você se dedique à organização de eventos, que é sua principal atividade ou que você pensou neles para promover sua marca.
Se você não fizer uma boa campanha de comunicação para isso, seu evento não será preenchido, não importa quanta publicidade você faça ou você não terá os resultados esperados.
Quando a imprensa fala sobre um evento e, portanto, “recomenda”, as pessoas imediatamente o recebem de outra forma e estão, a partir desse momento, em uma predisposição para ir.
Aí reside a diferença entre publicidade e comunicação para este caso em particular.
8.- Pouca relevância no setor
Há uma frase lá fora que diz que se você não está na mídia, você não existe.
Atualmente não é tanto assim porque há outros apoios, mas ainda é importante ter sempre essa frase no horizonte.
Você deve pensar o quanto é importante, porque se a sua concorrência aparecer na mídia e você não, estará deixando o setor por não ser relevante.
Isso pode te prejudicar muito em notoriedade, confiança, visibilidade e com isso, as vendas enquanto você vê sua concorrência crescer cada vez mais.
9.- Você será invisível para um nicho do seu mercado que se concentra muito nas aparições da imprensa
Existem nichos de mercado em que aparecer na imprensa não é apenas algo que deve ser levado em conta e trabalhado porque é importante, mas é fundamental.
Estar na imprensa hoje pode fazer com que seu negócio exploda ou falhe.
Porque existem mercados de nicho que são impulsionados pela confiança e recomendações e você não pode negligenciá-los, vaga de emprego aguai.
10.- Você perderá a oportunidade de ser considerado “importante” para jornalistas e mídia
Se você não está na mídia, embora pareça paradoxal, você não será relevante ou importante para jornalistas e profissionais.
É como um círculo vicioso. Se você conseguir uma primeira história da sua marca para impactar e impressionar a mídia, a percepção que os outros terão a partir desse momento, será complementarmente diferente.
Imediatamente, eles vão colocá-lo em outro passo superior atendendo muito melhor seu conteúdo, prestando mais atenção e considerando uma marca que “deve ser levada em conta”.
Então, mais uma vez eu insisto: estar e aparecer na mídia deve ser uma de suas estratégias-chave e você deve investir recursos (tempo e econômico) nele.
Não só porque você vai estar perdendo benefícios incalculáveis, mas também as consequências negativas são difíceis de recuperar e terríveis.
A Sua Imprensa tem profissionais excelentes e pode te ajudar com a divulgação de sua marca ou imagem.
Para mais informações entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ajudá-lo!
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