Não é de hoje que os famosos e artistas utilizam a internet, em especial as redes sociais, para divulgarem seus trabalhos, mostrarem um pouco do seu dia a dia, expressarem opiniões e é claro buscarem fortalecimento de suas “marcas pessoais”, que são eles mesmos, através destas plataformas digitais.
Artistas famosos e anônimos utilizam o ambiente virtual para a divulgação de seus trabalhos. Nas redes sociais, o público interage com os artistas e com suas obras, compartilhando, comentando ou acrescentando suas próprias impressões e significados. Porém, o fato é que o artista, ao buscar as redes sociais, tem que ter em mente que a rede deverá servir muito mais para impulsionar suas pretensões do que negativar as mesmas.
De acordo com Sergio Borges, especialista e responsável por uma agência de marketing digital em São Paulo, o que os artistas precisam perceber ao entrarem nas redes sociais é que dali não virão somente elogios, por isso, é necessário atenção antes de postar. “Hoje ao postar algo e resolver retirar depois porque não achou apropriado poderá ser tarde demais. Um artista com muitos seguidores dificilmente conseguirá abafar um post que se arrependeu, justamente por causa desse motivo é melhor pensar antes de postar, ter uma curadoria mesmo”, ressalta Sergio.
Sergio Borges ainda enfatiza que tendo um “projeto para a rede social”, o artista poderá sim se beneficiar. “O artista que trata a sua rede social de maneira profissional poderá ter ganhos com publicidade, novos trabalhos e o reconhecimento de pessoas que talvez nunca chegariam perto dele ou dela, se não fosse o seu perfil na rede social”, pontua o dono da Web Digital Marketing. “Com isso busque entender o funcionamento de cada rede e tire o maior proveito que puder da mesma, mas lembre-se que você tem uma vida real fora dali, que poderá ser impactada por seus posts”, finaliza Borges.
Para ter uma noção da força que perfis de artistas e famosos podem ter na atualidade, temos a seguinte comparação. A “Veja”, revista semanal de maior circulação do país, roda em média 1,1 milhão de exemplares. Na “Folha de S.Paulo”, jornal de maior tiragem, são 300 mil. Já o jogador Ronaldinho Gaúcho tem 30 milhões de seguidores no Facebook e 3 milhões no Instagram; o ator Bruno Gagliasso, 1,2 milhão no Instagram e 986 mil no Facebook.
É claro que um perfil da noite para o dia não irá obter números assim, porém é possível crescer diariamente tendo disciplina, estratégia e o melhor entendimento sobre cada rede social e se a mesma faz realmente sentido para o perfil do artista. Um exemplo disso é que um artista mais sério, com declarações mais rebuscadas, poderá ficar deslocado ao querer fazer, apenas por moda, uma postagem engraçada no Tik Tok. Uma postagem sem contexto com o seu trabalho e perfil.
Ao alinhar suas pretensões com seus posts, o fato é que artistas podem sim ganhar visibilidade consistente nas redes sociais. Caso o mesmo não saiba como dar os primeiros passos, o indicado é procurar profissionais da área para lhe auxiliarem na busca por seus objetivos. A internet é poderosa, tanto para o bem quanto para o mal, sendo assim escolha o lado e saiba as redes da melhor maneira. E esteja preparado para absorver e decodificar críticas (algumas com sentido) e elogios (alguns apenas bajuladores e insufladores de ego).
Mantenha o foco em cada post!
#ToNaMidia