O motivo do desprezo pelos clientes está na falta de incentivo constante para que seus funcionários pensem de outra maneira. Em outras palavras: falta de liderança.
Uma atitude ruim em relação ao cliente sempre vem, de algum modo sutil, do topo.
Estimule sua equipe a tratar bem seus clientes
Nossos clientes são a fonte de onde se origina todo o dinheiro e todas as coisas que possuímos. Não é a empresa que nos paga. É o cliente. A empresa só nos repassa o dinheiro que recebeu do cliente.
Sam Walton, fundador do Wal-Mart, construiu seu império sabendo que havia apenas um patrão: o cliente!
– E o cliente pode despedir todos os funcionários da empresa – dizia ele – incluindo o presidente, apenas gastando seu dinheiro em outro lugar.
Se não motivar seu pessoal a partir dessa abordagem, vc os estará incentivando a tratarem os clientes como um “aborrecimento”, alguém difícil de agradar, e estará, sem saber, plantando a semente que permite tratar os clientes de maneira fria, grosseira e pouco amigável.
O propósito do seu negócio é zelar para que o cliente volte a comprar mais e mais. Mas isso só acontece se vc, de maneira ativa, inteligente, criativa e estratégica, conscientizar seu pessoal a construir boas relações com seus clientes.
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