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6 dicas para precificar seu produto corretamente

Saber precificar corretamente seu produto ou serviço é essencial para garantir a boa lucratividade e a sustentabilidade da empresa. Não importa se você utiliza um sistema, ou uma planilha para orçamento de produtos, o ideal mesmo é ter uma estratégia lógica por trás.

Há pessoas que empreendem e decidem seguir o preço da concorrência para sair à frente, porém esquece de considerar outros pontos necessários, como as despesas para manter sua empresa em operação, custos de transportes, impostos, entre outros.

Tudo isso pode influenciar no custo do seu produto, não somente o valor pago por ele em si.

Então, para te ajudar a precificar um produto corretamente e evitar prejuízos com cobrança errada, este conteúdo vai te ajudar com 7 dicas práticas para concluir essa atividade com sucesso. Boa leitura.

Tipos de precificação de produtos
Para começar, vale explicar um pouco mais sobre o que é esse processo de precificação. Precificar nada mais é que a prática de avaliar aspectos dentro e fora da companhia para adaptar o preço de venda de produtos e serviços aos objetivos do negócio.

E como objetivo da precificação, entende-se os seguintes pontos:

  • Sobrevivência do negócio
  • Maximização dos lucros
  • Otimização do faturamento
  • Potencialização do crescimento de vendas
  • Liderança de produto-qualidade

Com isso em mente, fica mais fácil acompanhar, então os tipos de precificação existentes hoje numa estratégia comercial.

Precificação baseada no custo
Este tipo é bem simples e muito usado pela maioria das empresas. Aqui, é definida uma porcentagem a ser adicionada ao custo total dos produtos, incluindo os custos variáveis, fixos, indiretos e diretos.

Este percentual é determinado pela própria organização e não há uma regra específica para isso, tendo em vista que precisa respeitar a particularidade de cada negócio.

Como exemplo, considere que o percentual definido seja de 50%, e o custo total pago ao fornecedor pelo produto é de R$120,00. Sendo assim, é necessário calcular o montante em percentual e somar o resultado ao custo total (R$120,00 x 50% = R$60 | R$120,00 + R$60,00 = R$180,00).

Precificação baseada na concorrência
Neste modelo aqui, o objetivo é analisar os preços praticados pela concorrência e definir o valor a ser cobrado pelo seu produto. Essa técnica é utilizada principalmente quando se tem dificuldade em mensurar o preço de custo total. Além de, claro, você manter um preço adequado à prática dos concorrentes.

No entanto, é preciso ficar bem atento quando escolher a precificação deste tipo. Normalmente, pequenas e microempresas têm mais dificuldade em precificar com base na concorrência, isso porque algumas organizações maiores têm preços mais competitivos por trabalharem em escala e conseguirem uma negociação maior com o fornecedor.

Precificação de produtos baseada na demanda
O objetivo aqui é determinar o preço dos produtos de acordo com o valor percebido pelos consumidores, ou seja, o valor que eles estão dispostos a pagar pela mercadoria. Porém, vale considerar a qualidade do produto, assim como o atendimento da empresa, a reputação, a confiabilidade, entre outros aspectos de marca.

Esse modelo é bem vantajoso por considerar o consumidor. Por outro lado, também apresenta desvantagens, assim como os outros métodos. Uma delas é o ajuste dos valores monetários, que deve também abranger os preços não-monetários, como o fato de ele não ter conhecimento dos valores totais envolventes no produto.

Planilha para orçamento de produtos
Você sabia que ter sua própria planilha para orçamento de produtos pode fazer toda a diferença? Mas não se preocupe, ela será tratada num tópico exclusivo mais abaixo por se tratar de uma atividade simples e de baixo custo.

Os modelos disponíveis normalmente são feitos no Excel, como arquivos comuns e já formatados para que você precise somente inserir seus próprios dados. Eles podem ser despesas mensais, nome do produto, classe e outras informações.

Além disso, mesmo que você opte por utilizar uma disponível no mercado, é possível editar qualquer campo, inclusive a cor das células, para facilitar seu preenchimento.

6 dicas de precificação de produto
Estando claro os pontos acima, confira, então, mais algumas dicas para que a precificação do seu produto seja feita de forma rápida, simples e correta, evitando perda de dinheiro ou cobrança desleal.

1.    Organize em classes de produtos
Essa divisão vai permitir boas análises das variações dos seus produtos. É importante não ampliar demais essas classes, mas também não limitá-las a ponto de não conseguir identificar rapidamente.

Aqui, você pode usar a lógica do dia a dia e definir os grupos de produtos com base na sua organização do estoque, logística e perfil do cliente de cada produto em específico. Dessa forma, fica muito mais fácil analisar a lucratividade.

2.    Liste seus gastos
Conhecer bem suas despesas, sejam elas fixas ou variáveis, vai te ajudar a incluir tudo no preço. Por isso, avalie até mesmo os gastos ocultos, já que podem passar despercebidos, assim como os gastos recorrentes e esporádicos.

Liste tudo, de forma ampla e organizada. Inclusive, se você contar com um sistema de controle de gastos ou uma planilha, fica ainda mais fácil para extrair essas informações.

3.    Calcule e avalie o custo direto do produto
Saber todas as despesas que envolvem sua empresa é necessário para calcular o custo que seu produto tem. Não se deve considerar somente o custo da aquisição, mas também de embalagens, créditos tributários, mão de obra e custo com transporte.

Se você não possui um sistema que calcule o custo real para você, a planilha para orçamento de produtos pode ajudar nesse cálculo, até para você não esquecer de nenhum item.

4.    Defina % do lucro desejado
É comum que alguns produtos tenham uma taxa de lucratividade maior que a outra, isso é necessário para acompanhar o mercado. Sendo assim, pesquise as faixas percentuais de lucratividade para suas classes de produto.

Aqui, vale considerar também sua estratégia de negócio. Se for de escala, você  terá que ganhar no volume, com preços menores, então, estime um percentual de lucro menor. Agora, se a estratégia for a diferenciação, é importante investir num atendimento mais personalizado, com foco na experiência, volumes mais baixos de venda, e margens de lucro mais altas.

5.    Adicione tudo no markup
Este método nada mais é do que um índice multiplicador aplicado sobre o custo de um produto para a formação do preço de venda. Sua composição se dá pelas despesas fixas, variáveis e margem de lucro estimada, cobrindo, assim, todos os custos e despesas, mas garantindo a lucratividade que se espera.

Por isso, considere todos os passos anteriores para a elaboração dos dados necessários para este cálculo, como das despesas no geral.

Política de preços e a concorrência
Por fim, após a elaboração das listas de precificação por classes de produto e escalas de lucratividade, avalie se seu preço está ou não compatível com a concorrência. Se necessário, faça pequenos ajustes observando a perda ou ganho de lucratividade. O preço calculado por você serve como um parâmetro e deve ser validado pelo mercado.

Porém, não esqueça de definir uma política de preços que considere o intervalo de revisão desses preços. Pode ser mensalmente, trimestralmente ou até anualmente, considerando as particularidades do seu negócio.

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