Reputação online ou reputação da Web representa tudo na web que é dito sobre sua marca.
Esse é um valor muito importante para qualquer negócio que tenha presença online, pois é um cartão de visita real para apresentar para as pessoas que interceptam a empresa ou procuram por ela justamente porque já ouviu falar dela.
Além disso, o Google recompensa os perfis locais do Google My Business com uma alta reputação de marca, pois os considera dignos de se apresentarem no topo das pesquisas justamente por ostentarem uma excelente reputação.
Como todas as atividades na Internet, a reputação digital também deve ser gerenciada, cuidada, otimizada, mas acima de tudo protegida.
A identidade digital de uma pessoa ou empresa é capaz de influenciar positiva ou negativamente os julgamentos dos outros.
Um comentário inapropriado, uma foto de gosto duvidoso ou um post inapropriado podem comprometer seriamente a reputação da marca e muitas vezes é difícil remediar situações desagradáveis.
Por essa razão, para proteger sua reputação online é importante manter sob controle o que é dito sobre você na web.
Vamos ver como fazer melhor!
Como gerenciar sua reputação nas mídias sociais
Gerenciar sua reputação nas mídias sociais não é fácil e estamos cientes disso!
Mas isso não significa que você não tenha que lidar com isso, ou que você não pode pelo menos considerar delegar a algum consultor especialista o que fazer.
Então, o que fazer? Vamos te sugerir algumas dicas realmente importantes e que consideramos fundamentais. O que é assessoria de imprensa.
Aqui estão 10 dicas para proteger a reputação da sua marca na web
1. Tome medidas preventivas
Por exemplo, adote diretrizes para o gerenciamento consciente e cuidadoso dos detalhes de sua conta de mídia social, alterando senhas, criando uma ferramenta de monitoramento de perfil de mídia social com um bom nível de profundidade.
Você também pode considerar pedir a ajuda de uma boa assessoria de imprensa para ajudá-lo a cuidar da imagem e reputação de sua marca ou redes sociais.
Assessores de imprensa são especializados em “cenários de crise” e te mostram como se comportar em cenários negativos ou problemas de diversos tipos.
Se você é um freelancer e não tem que lidar com as ações dos outros, ou você é o chefe de uma grande organização, não subestime essas etapas preliminares.
2. Remova o que te prejudica
Dito isso, não seja uma vítima do conceito de que tudo o que é publicado na Internet é “imortal”.
É verdade que a rede tem “memória”, mas se você postou algo que não queria, você pode removê-lo!
E se alguém postou algo que você não gosta, você pode pedir para que o comentário ou postagem seja removido. Se esse conteúdo for ilegal ou calunioso, você também pode tomar caminhos mais formais.
Na maioria dos casos, no entanto, não será necessário.
3. Cuidado com os trolls
Alguém está postando comentários negativos sobre você e seus produtos/serviços?
Pode ser que, por várias razões, essa pessoa esteja simplesmente gerando efeitos negativos sobre sua reputação sem nem estar interessada em resolver o problema.
Por isso, não responda aos trolls!
Em vez disso, basta expressar os fatos e sua opinião, sem criar um confronto pessoal com o usuário.
Se você estiver errado, deve se desculpar, engolir o sapo amargo e fazer as pazes.
É assim que você pode converter “haters” em “defensores”,se você é diplomático e/ou sortudo o suficiente.
4. Ofereça um excelente serviço
Seja qual for o seu negócio, se preocupe em oferecer o melhor serviço aos seus clientes.
Na Web é fácil escrever para se destacar em tudo, na realidade atender as expectativas dos usuários é muito mais complexo.
Tente deixar os clientes sempre satisfeitos, e se algum desserviço acontecer, certifique-se de resolvê-lo da melhor maneira.
Às vezes um problema inesperado deixa um gosto amargo na boca, mas a verdade é que a resolução rápida de problemas é muito apreciada e pode converter clientes insatisfeitos para clientes agradecidos. Comprar curtidas Automáticas Instagram.
5. Peça avaliações
Certifique-se de que os clientes estavam satisfeitos com seu desempenho e peça-lhes uma revisão antes de dizer adeus, ou acompanhe por e-mail após alguns dias.
Esse feedback irá te gerar um retorno positivo muito bom, pois é dessa maneira que você saberá em quais pontos está deixando a desejar e então poderá criar estratégias para melhorar a experiência dos clientes.
6. Ser perdoado por clientes infelizes
Um cliente ficou insatisfeito com um desserviço?
Ofereça-lhe um presente, um código de desconto para um serviço extra ou um upgrade para fazê-lo te perdoar.
Você evitará uma revisão negativa e oferecerá esses pequenos benefícios como sinal de gratidão.
7. Mantenha a satisfação de seus clientes sob controle
Use ferramentas profissionais para realizar pesquisas de satisfação do cliente que podem ser seguidas ou não por pedidos de revisões.
Através de uma análise precisa de feedback e monitoramento constante você sempre pode ter uma imagem atualizada de sua reputação corporativa e quaisquer aspectos para melhorar seu serviço.
8. Questione-se
Se a maioria de seus clientes está insatisfeita com seu desempenho, considere fazer alterações no seu modelo de negócio.
Você aumentará a satisfação de novos clientes e, consequentemente, avaliações positivas.
9. Mantenha a comunidade ativa
Certifique-se de que sua empresa está presente nas plataformas de revisão relacionadas ao seu setor de negócios e nas redes sociais que melhor se adequam a ela.
Participe de conversas para manter a comunidade ativa e dar um rosto mais humano ao seu negócio, venda de seguidores instagram.
10.Tome medidas SEO
Por fim, tome medidas de SEO para superar o conteúdo negativo.
Claro, não é fácil e não é uma solução definitiva.
Mas se você se depara com um post negativo que aparece nos resultados da pesquisa, você pode simplesmente publicar e otimizar o conteúdo.
Dessa forma você será capaz de se posicionar de maneira positiva.
Conclusões
Como na vida real, a reputação da marca também desempenha um papel de grande importância para uma empresa na Web.
Nada deve ser deixado ao acaso, na verdade a reputação online deve ser sempre gerenciada da melhor maneira possível, cuidada em todos os detalhes e protegida quando necessário.
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